HGCC participa de estudo nacional sobre tratamento de suor excessivo

13 de setembro de 2019 - 12:06 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC
Repórter:
Wescley Jorge
Arte gráfica: Jeorge Farias

A hiperidrose é a transpiração excessiva. Essa condição causa incômodos que podem interferir na vida social, profissional e íntima. Quando o suor excessivo está localizado nas mãos e axilas, o tratamento pode ser realizado com procedimento cirúrgico, chamado de simpatectomia. “É uma modalidade terapêutica com baixos índices de complicações, eficiente e segura, com níveis de satisfação acima de 95%”, afirma Alexandre Marcelo Rodrigues Lima, médico do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), do Governo do Ceará.

O principal inconveniente desse tratamento é a possibilidade de sudorese compensatória. Isto é, o surgimento de suor excessivo em outras regiões do corpo. O HGCC é uma das unidades hospitalares participantes de um estudo nacional, que tem a finalidade de avaliar estratégias de redução na intensidade do sudorese compensatória após procedimento cirúrgico. De acordo com Alexandre Marcelo, a técnica trabalha a variação de cenários, estrategicamente escolhidos. Isso traz riqueza à experiência científica, pois estuda realidades de diferentes contextos, não se prendendo aos fatores socioeconômicos e estruturais que podem influenciar os resultados. Ao todo, dez hospitais de cinco regiões do Brasil participam da iniciativa. “São várias realidades diferentes para inclusive ver a possibilidade de replicar em outros locais, o que possibilita mais impacto científico”, diz.

O Instituto do Coração (InCor), de São Paulo, é o Centro Coordenador da linha de pesquisa. Participam também o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, do Recife; o Hospital Santa Isabel de Salvador; o Hospital Universitário da Universidade Federal do Amazonas; o Hospital Universitário de Brasília e o Instituto Hospital de Base, de Brasília; o Hospital das Clínicas da Universidade de Minas Gerais; o Hospital Gaffrée e Guinle, do Rio de Janeiro; o Hospital Universitário da Grande Dourados e o Hospital Liga Combate ao Câncer, de Natal.

Agendamento

As pessoas interessadas em ter acesso ao tratamento podem realizar agendamento por meio da Central de Regulação nos postos de saúde de Fortaleza, para quem reside na capital, e nas secretarias de saúde municipais, para quem mora no interior. Profissionais da saúde e possíveis pacientes também podem entrar contato através do e-mail simpatectomia.hospitalcesarcals@gmail.com, para esclarecimentos.