Programa Atração de Talentos recebe inscrições até 6 de setembro

2 de setembro de 2019 - 13:46 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter:
Cristiane Bonfim

Faltam apenas quatro dias para encerrar o prazo de inscrição para o Programa Atração de Talentos, lançado pelo Governo do Ceará para o processo de pré-seleção para 16 vagas em seis cargos de comissão na Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O objetivo é atrair profissionais cada vez mais capacitados e preparados para os desafios da gestão pública.

A iniciativa pioneira selecionará pessoas que atuarão em Fortaleza, Sobral, Quixadá, Limoeiro do Norte e Juazeiro do Norte, para atender as macrorregionais de saúde. Todas as informações sobre o processo estão no site atracaodetalentos.ceara.gov.br.

A pré-seleção da Sesa está aberta para os cargos de coordenador de desenvolvimento institucional e planejamento (1), coordenador financeiro (1), coordenador de planejamento orçamentário e custos (1), coordenador de gestão do trabalho e da educação em saúde (1), diretor administrativo financeiro de hospital (7) e superintendente regional de Saúde (5).

O secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, destaca que a atração de novos talentos é muito importante para o Estado. “Isso dá oportunidade às pessoas com formação adequada e com competência a participarem da gestão pública e ajudarem a construir esse processo de profissionalização da gestão da Saúde do Ceará”, diz.

Para o Governo do Ceará e para a Secretaria da Saúde, a presença de líderes e servidores preparados para os desafios da carreira pública é essencial no fortalecimento da capacidade do Estado em gerar melhores resultados para os cearenses.

Parceria

As inspirações internacionais para o programa vêm de países que criaram mecanismos modernos de recrutamento para profissionalizar a composição de altos cargos na administração pública, exemplos como Chile e Peru, além da Austrália e do Reino Unido.

A Aliança, iniciativa que reúne organizações do terceiro setor, formada pela Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org, é parceira do Programa Atração de Talentos. A parceria não envolve transferência de recursos financeiros e foi firmada por meio de Acordo de Cooperação Técnica entre a Fundação Lemann, representante da Aliança, e o Governo do Estado do Ceará. A Aliança tem projetos que promovem o aprimoramento da gestão pública. A parceria prevê o desenvolvimento de metodologia e estruturação de boas práticas em gestão de desempenho, além da transferência de conhecimento ao Estado.

Weber Sutti, diretor da Fundação Lemann, ressalta a importância da iniciativa adotada no Estado. “O Ceará é um dos pioneiros em buscar selecionar os cargos de liderança dentro do governo, visando uma melhor entrega de serviços públicos para o povo cearense. E hoje, o Estado dá mais um passo na inovação e na forma de fazer gestão de pessoas no governo, buscando não só ampliar a experiência de seleção de lideranças mas também garantir que cada liderança que entre no governo tenha clareza do seu trabalho e seus objetivos para trazer o maior impacto para a sociedade. Isso é fundamental para que tenhamos um Estado mais efetivo”.

O programa conta também com o apoio do Instituto Publix como parceiro técnico. A organização é especializada em desenvolver conhecimentos inovadores em gestão e transformá-los em resultados para governos, organizações e pessoas.

Público alvo

O Programa de Atração de Talentos é direcionado tanto ao público interno (servidores empregados públicos) quanto ao público externo. Candidatos que compõem o público interno terão oportunidade para demonstrar seus talentos e potencialidades. Para o público externo, é uma oportunidade de fazer parte de um projeto de Estado que se posiciona como competitivo, inovador e sustentável.

De acordo com o Estatuto dos Servidores Públicos do Estado do Ceará, “os cargos em comissão serão providos, por livre nomeação da autoridade competente, dentre pessoas que possuam aptidão profissional e reúnam as condições necessárias à sua investidura”. O Governo do Ceará realiza um processo de pré-seleção para cargos comissionados, como fase inicial do Programa de Atração de Talentos.

Assim, o Estado assegura que funções de liderança sejam supridas de forma profissional, alinhadas ao mérito e à confiança. O processo de pré-seleção para cargos em comissão será iniciado na Secretaria da Saúde. A metodologia de recrutamento e avaliação é baseada em mérito e competências para cargos em comissão e de livre nomeação do Estado.

A avaliação dos candidatos observará análise curricular, envolvendo a experiência, a formação e os cursos de extensão realizados; classificação no teste online; análise do Plano de Ação com base na resolução de situação problema; análise de competências por meio de entrevista com especialista; análise final de mérito e competências por meio de entrevista com o gestor. As etapas de entrevistas serão realizadas, preferencialmente, de forma presencial na cidade de Fortaleza.