Doar leite materno estimula aleitamento e ajuda crianças hospitalizadas

27 de agosto de 2019 - 13:21 # # #

Assessoria de Comunicação do HGWA
Repórter:
André Cavallari

“Após o nascimento do meu primeiro filho, em 2015, eu saí da maternidade cheia de dúvidas, mas com uma certeza: que eu seria doadora de leite”, relembra Luciana Cidrão, médica plantonista do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), do Governo do Ceará. Ela é doadora regular de leite materno no HGWA. A doação é uma das formas de estimular a importância do aleitamento. É um gesto simples, mas que pode salvar muitas vidas.

Um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. A doação é fundamental para bebês que estão internados ou não podem ser amamentados pelas próprias mães. Mesmo seu bebê não precisando mais do leite materno, Luciana ainda pode doar e continua colaborando para a alimentação e saúde dos pequenos pacientes hospitalizados no Waldemar Alcântara.

“Por ter sido agraciada com uma boa produção de leite, saudável, sentia-me na obrigação de tentar aliviar a angústia das mãezinhas que não podiam amamentar. Ajudar os bebês prematuros, provendo leite, é uma forma de agradecer”, completa. O mês de agosto simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. Neste ano, o tema do Agosto Dourado é “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro!”.

Fernanda Fernandes, nutricionista e responsável pela assistência da UTI Neonatal do HGWA, valoriza a importância do leite humano para essas crianças. “O aleitamento materno promove maior ganho de peso e estabilidade nutricional ao bebê, garantindo o bem-estar materno e da criança a curto e a longo prazo, inclusive até a vida adulta”, destaca.

 

Serviço

Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara
Rua Dr. Pergentino Maia, 1559, Messejana
Telefone: (85) 3216-8300
Posto de coleta de leite humano: atendimento 24 horas