Ação de incentivo ao aleitamento materno é realizada no Parque do Cocó

25 de agosto de 2019 - 20:51

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter/Fotos: Martina Dieb

Durante toda a manhã do domingo, 25, a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) promoveu orientação e serviços à população no Parque do Cocó. A ação Saúde no Parque fez parte do encerramento da Campanha Agosto Dourado, que destacou o empoderamento dos pais e da família sobre seu papel no apoio à prática do aleitamento materno. O evento foi realizado pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covig) da Sesa com apoio do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Ceará (Crefito).

Cerca de mil pessoas participaram da atividade de incentivo à amamentação e cuidados com a saúde da criança. A ação no Parque do Cocó recebeu profissionais do Banco de Leite Humano do Hospital Geral César Cals (HGCC), da rede pública do Governo do Ceará, orientando frequentadores do local sobre o aleitamento e a doação de leite.

Orientação às famílias

Com 37 semanas de gestação, a publicitária Steffi Magaisha, 30 anos, conta que viu na ação a oportunidade de esclarecer suas dúvidas sobre a amamentação. “Decidi que quero amamentar meu filho até os dois anos. Sei o quanto o leite será importante para o desenvolvimento do meu bebê. Fiz leitura de vários artigos a respeito, mas aqui aprendi como estimular minhas mamas. As profissionais foram atenciosas e aprendi tudo que precisava”, relatou.

A equipe multiprofissional do HGCC orientou às puérperas e gestantes sobre o período de lactação, que inclui a desmistificação sobre a amamentação, o fortalecimento do vínculo entre mãe e filho, a posição correta de amamentar, tirando dúvidas sobre nutrição da mãe e do recém-nascido. Na programação ocorreu ainda uma dinâmica em grupo abordando a autoestima materna conduzida por psicólogos.

Durante a manhã de domingo, foram atendidas também mulheres que desejam doar seu próprio leite para ajudar na recuperação de bebês hospitalizados reforçando a atuação do Banco de Leite Humano.

A enfermeira Patrícia Alencar, 34 anos, está grávida de 28 semanas. Ela conta que trouxe o filho para brincar no parque e aproveitou para tirar dúvidas sobre como doar seu leite. “Amamentei meu primeiro filho até um ano. Agora grávida do segundo quero doar meu leite e ser voluntária no banco de leite. Quando a gente se coloca no lugar de outras mães que não podem amamentar, a gente sente o quanto é difícil para elas. Além de saber que seu leite vai ajudar na recuperação de vários bebês”, ressaltou.

Apoio familiar

A pediatra Rejane Santana, coordenada do Banco de Leite Humano do HGCC reforçou a importância da atuação da família no período de aleitamento e o papel do leite materno no desenvolvimento da criança.

“O aleitamento materno envolve todo o processo hormonal da mulher, por isso é necessário que a mãe esteja bem durante o período de amamentação. É preciso que a sua autoestima esteja em dia. Para isso, o empoderamento da família é fundamental para ajudar a mãe na rotina com o bebê. Durante a sensibilização tivemos a oportunidade de reforçar o apoio psicológico da família nesse processo tão importante para a mãe e para o desenvolvimento do recém-nascido”, explicou.

Ela reforçou ainda que o leite materno tem todos os nutrientes que a criança precisa. “Além de oferecer anticorpos que protegem os recém-nascidos de infecções, reduzindo a mortalidade infantil e auxiliando no desenvolvimento cognitivo do bebê”, disse a pediatra.

Durante a programação foram prestados serviços de ventosaterapia, para alívio de dores e estresse; auriculoterapia, terapia de estimulação de pontos nas orelhas para alívio de dores, enxaqueca e insônia; além de teste de memória, ansiedade e estresse.

O aposentado, Marenilson da Silva Couto, 68 anos, participou do serviço de auriculoterapia. “Estava caminhando no parque e aproveitei para passar e conferir os serviços. Cheguei com dores na lombar e estou saindo bem aliviado”, afirmou o aposentado.

Bancos de leite

Além do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), mais três hospitais da rede pública do Governo do Ceará contam com Banco de Leite Humano, que são: Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) e Hospital Geral de Fortaleza (HGF), em Fortaleza, e Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral. No ano passado, as unidades hospitalares coletaram 3.688 litros de leite humano, cerca de metade do que foi doado em todo o Estado.

Os bancos de leite recebem doação para recém-nascidos internados nas unidades hospitalares e oferecem informações as puérperas. O Estado conta com 31 postos de coleta e bancos de leite humano, além de 16 salas de apoio à mulher trabalhadora que amamenta certificadas pelo Ministério da Saúde. Apenas no ano passado, o Ceará coletou 7.318 litros de leite humano beneficiando 8.354 recém-nascidos internados.