Sesa realiza palestra sobre ouvidorias do SUS como instrumento de gestão

23 de agosto de 2019 - 08:47 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter: Cristiane Bonfim

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realiza na segunda-feira 26 de agosto, às 14h30min, uma palestra com o ouvidor geral do Sistema Único de Saúde (SUS) – Ministério da Saúde, Sergio Akutagawa. O tema do evento é Ouvidorias do SUS como instrumento de gestão. A palestra será realizada no auditório Waldir Arcoverde, na Sesa.

As ouvidorias funcionam como um canal de mediação entre o poder público e o cidadão. O aperfeiçoamento da qualidade e da eficácia das ações e serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde pode ser estimulado pelo funcionamento adequado desses instrumentos de participação.

As ouvidorias fazem parte da Política de Gestão Estratégica e Participativa do SUS do Ministério da Saúde – ParticipaSUS/MS, como um dos componentes responsáveis pela ausculta da sociedade para fortalecer a construção democrática do SUS.

Ouvidorias da Sesa

A ouvidoria Geral e as ouvidorias setoriais existentes nas unidades assistenciais da Secretaria, nas Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES) e nas unidades assistenciais gerenciadas por consórcio com os municípios ou por organizações sociais compõem a Rede de Ouvidorias da SESA

O total de 70 ouvidorias que compõe essa rede registrou 13.692 manifestações de janeiro a agosto de 2019, entre reclamações, solicitações, sugestões e denúncias. As ouvidorias elaboram relatórios com a síntese das manifestações dos usuários para subsidiar a tomada de decisões dos gestores e conselheiros de saúde, tendo a qualidade do trabalho monitorada e avaliada pelos Indicadores de Qualidade.

As ouvidorias também contribuem para democratizar informações qualificadas na área da saúde, uma vez que 11% dos registros, no referido período, foram solicitações de informações sobre saúde ou orientações sobre o funcionamento do SUS.