HRN recebe certificação nacional de excelência em gestão

1 de agosto de 2019 - 17:21 # # # #

Assessoria de Comunicação do HRN
Repórter
Teresa Fernandes

O Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, do Governo do Ceará, é acreditado com excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O certificado de Acreditado com Excelência – Nível 3 reconhece padrões de qualidade, segurança do paciente e gestão integrada. A certificação do HRN ressalta a cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional. O título é válido por três anos.

“O mais importante no processo de acreditação hospitalar, não é a certificação em si, mas as mudanças nos processos de trabalho dentro dos hospitais. Isso gera uma mudança de cultura nas unidades de saúde do Estado, no sentido de melhorar o resultado que a gente presta de serviços aos pacientes e nas várias dimensões de saúde, de segurança e eficiência do trabalho”, enfatiza Marcos Gadelha, secretário executivo de Vigilância e Regulação da Saúde.

O secretário executivo da Sesa ressalta que esse processo integra os diversos serviços prestados no hospital. O paciente tem uma necessidade de cuidado integral e essa continuidade de cuidado deve acontecer de uma forma eficiente, segura, não causando danos ao paciente. “Esse processo de acreditação é para certificar que estamos fazendo de forma próximo ao ideal. De acordo com os diversos níveis de acreditação se avalia, estrutura, processo de trabalho, resultado e governança dos serviços hospitalares no sentido de tornar a unidade excelência no atendimento ao cidadão”, destaca.

Dos hospitais da rede pública do Governo do Ceará, além do Regional Norte, há também o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, e o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), em Fortaleza, acreditados com excelência. “Pouquíssimas instituições apresentam essa acreditação nível 3 sendo 100% pública. No Brasil, de mais de 6.700 instituições, menos de 20 têm nível 3 sendo 100% pública. A Secretaria de Saúde do Estado tem três hospitais nível três na sua rede. Isso é uma coisa diferenciada no Nordeste”, declara Flávio Deulefeu, presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), organização social que administra esses hospitais por meio de contrato com a Sesa.

De acordo com o diretor geral do HRN, o médico Daniel Hardy Melo, tornar-se um hospital acreditado é importante para atingir excelência na gestão com melhor uso dos recursos. “Todo estabelecimento de saúde busca diminuir os custos e atingir um nível de excelência no fornecimento de seus serviços. Existe a necessidade de uma melhor capacitação dos recursos humanos, de uniformização dos processos e automatização de algumas estratégias administrativas. A melhor maneira de alcançar esses resultados é através da acreditação hospitalar. Os processos de acreditação são um excelente instrumento para a gente atingir esse fim”, afirma.

Referência

O Hospital Regional Norte é o maior hospital do interior da Região Nordeste, com mais de 54 mil metros quadrados de área total. É referência no atendimento a casos de média e alta complexidade. Segundo hospital de nível terciário construído pelo Governo do Ceará no interior, desde 2013 o HRN atende a população de aproximadamente 1,6 milhão de pessoas dos 55 municípios da zona norte.