Ceará recebe Ministério da Saúde para avaliação da Urgência e Emergência na Região Norte

31 de julho de 2019 - 15:09

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter/fotos: Martina Dieb

Cinco unidades de saúde de média complexidade da rede pública do Ceará receberam visita do Ministério da Saúde (MS), entre os dias 22 e 26 de julho. Na última sexta-feira, 26, os técnicos do MS encerraram a agenda pelo estado na Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), com devolutiva ao Grupo Condutor da Sesa. Em reunião, foi discutida a avaliação de monitoramento da Rede de Atenção às Urgências e Emergências na Macrorregião de Sobral.

A comitiva esteve no Hospital São Lucas, Maternidade Madalena Nunes, Santa Casa da Misericórdia de Sobral, Hospital do Coração e Hospital Regional Norte. Na Sesa, participaram da reunião as técnicas da Coordenação Geral de Urgência do Ministério da Saúde, Fernanda Luiza Hamze e Carina Alves Ferreira, o secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), a coordenadora de Políticas de Atenção à Saúde (Copas), Magda Almeida, e a supervisora do Núcleo de Atenção à Urgência e Emergência (Nuaem), Eva Baia. O grupo pontuou no instrumento da visita desempenho exitoso das unidades de porta de entrada. Entes as principais potencialidades, o Ceará se destacou nos indicadores de monitoramento, na gestão qualificada das unidades e na segurança do paciente.

“Entender como o Estado está fazendo a questão da qualificação é o ponto principal, que está sendo tratado em duas etapas. A primeira de diagnóstico, isso foi feito. Já a segunda será a elaboração e planejamento de um programa para execução e monitoramento. O novo organograma da Secretaria da Saúde do Estado dá importância exatamente a isso. A mesma lógica será levada às Macrorregiões, que serão monitoradas por indicadores, por unidades ou através do sistema como um todo”, ressaltou Dr. Cabeto.

De acordo com a supervisora do Nuaem, a avaliação realizada foi considerada positiva. “O Ministério da Saúde monitora para avaliar os recursos disponibilizados à porta de entrada. No Estado, 21 unidades de saúde recebem esse recurso do Governo Federal para manterem a porta aberta. As cinco unidades visitadas da Região Norte tiveram aspectos positivos na avaliação em vários aspectos. Um dos objetivos daqui para frente é fortalecer ainda mais os Grupos Condutores das Macrorregiões para realizarem esse monitoramento permanente. Reforçamos no instrumento de visita a pactuação desses grupos contando com apoio do Núcleo de Atenção à Urgência e Emergência da Sesa”, enfatizou Eva Baia.

Para Magda Almeida, a visita trouxe discussões necessárias para que seja feita uma avaliação sistemática da qualidade do serviço e qualificação da Rede de Urgência e Emergência do Ceará. “Tivemos um feedback importante. Através dessa avaliação temos como analisar falhas e melhorar serviços. O monitoramento do Ministério da Saúde efetiva ainda mais os padrões de qualidade. Além de identificarmos as fragilidades conseguimos corrigi-las o mais rápido possível para que o paciente tenha a porta aberta no lugar oportuno e mais próximo de sua região”, frisou a coordenadora da Copas.

A visita à Macrorregião de Sobral refere-se ao Plano de Ação na Região Norte. O processo de acompanhamento do Governo Federal será permanente e parte integrante da operacionalização da Rede de Atenção às Urgências e Emergências das cinco Macrorregiões Estado. Já estão previstos paras os próximos meses monitoramento nas regiões do Cariri, Fortaleza, Sertão Central e Jaguaribe, com datas a serem agendadas pelo Ministério da Saúde.

“Dentro desse processo entendemos que a qualificação dos profissionais tem muito a ver com o resultado colocado pelo Ministério da Saúde. O sistema de estratificação de risco nas emergências, estrutura física adequada e qualificação profissional são pontos que garantem maior efetividade no atendimento. Está dentro do planejamento do Estado ampliar ações da Escola de Saúde Pública garantido uma uniformização de educação permanente em saúde dos profissionais”, afirmou Dr. Cabeto.