Gestores debatem direcionamento estratégico e propósito em planejamento da Sesa

24 de julho de 2019 - 14:45 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter/ Fotos:
Helga Rackel

Nesta quarta-feira, 24 de julho, inicia-se a terceira fase do Programa de Modernização da Gestão da Saúde do Estado do Ceará. Até quinta-feira, 25, gestores e coordenadores da rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), do distrito de inovação em saúde Viva@Porangabussu, da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza e convidados participam da Oficina Direcionamento Estratégico e Propósito. O evento ocorre no Hotel Plaza Praia Suítes, em Fortaleza, das 8 às 17 horas, e é realizado em parceria com a Fundação Dom Cabral.

Dividida em três plenárias, as turmas estão debatendo o contexto e as estratégias da gestão. Em discussão e exercício, a atualização e definição da missão, visão e valores das unidades hospitalares e ambulatoriais da rede Sesa. As atividades ocorrem com foco no propósito do novo modelo de gestão da Saúde do Ceará: contribuir para o bem-estar e a felicidade das pessoas.

O secretário da saúde Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, Dr. Cabeto, destacou as mudanças que estão sendo realizadas. “O mais importante é o foco no paciente. O que a gente está fazendo é para construir junto. O conhecimento é universal e não tem dono. O que a gente precisa é incorporar o conhecimento no processo”.

Desenvolvendo estratégias para assegurar a saúde com qualidade para todos, o Programa de Modernização da Gestão da Saúde do Estado do Ceará define como missão da Sesa “promover saúde individual e coletiva para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”. Baseado nos valores “resultado centrado no cidadão, humanização do atendimento, valorização das pessoas, transparência, conhecimento e inovação”.

Com o novo modelo de gestão, sob a proposta de valor acessível, resolutivo, humano e inovador, a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará tem como visão, até 2023, “ser referência aos cidadãos como sistema de saúde acessível, sustentável e de equidade, gerador de conhecimento e inovação”.

“Nós queremos um sistema de saúde integrado e regionalizado. O modelo de governança está sendo discutido. Quando você vai trabalhar em rede é preciso um certo dinamismo, ajustando o modelo às necessidades do cuidado em saúde do paciente. Quem dita a necessidade de mudança ou não é o paciente. A Saúde é para as pessoas”, enfatizou o secretário executivo de Vigilância e Regulação, Marcos Gadelha.

Planejamento Estratégico da Sesa 2019-2023

O plano estratégico e sistemática de gestão da execução ocorrerá até 4 de outubro. No cronograma, além das próximas sete oficinas, haverá também encontros para devolutiva da oficina e execução da atividade. O Planejamento Estratégico da Saúde do Ceará envolve representantes das unidades da Rede Sesa, ESP/CE, ISGH e Viva@Porangabussu, um distrito de inovação que está sendo implantado no bairro do Porangabussu com o objetivo de atrair investimentos públicos e privados e propiciar o desenvolvimento de novas ideias, produtos e serviços.

Para Wilma Lins, supervisora do Centro de Educação Permanente em Gestão da ESP/ CE, essa é uma oportunidade inovadora e de enriquecimento para a Escola de Saúde Pública do Ceará. “Nós estamos criando uma nova ESP. Ela está mudando com essa proposta do Dr. Cabeto (secretário da Saúde) e Dr. Salustiano (superintendente da ESP/CE) para ser um centro de inteligência em saúde. Temos pela primeira vez a oportunidade de fazer planejamento junto com a Sesa”, afirma.