Encontro de monitoramento reúne profissionais de vigilância em saúde

17 de julho de 2019 - 17:49 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter: Fátima Holanda
Fotos: divulgação

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), através da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covig), realiza até sexta-feira, 19, o monitoramento do Painel de Indicadores Estratégicos da Vigilância em Saúde.

Entre os dias 16 e 19 de julho, o evento ocorrerá simultaneamente em quatro macrorregiões de saúde: Fortaleza, Jaguaribe, Sobral e Sertão Central. Na macro Cariri, o monitoramento será na quinta, 18, e na sexta-feira, 19.

O monitoramento e a avaliação de indicadores fazem parte dos processos de trabalho da vigilância em saúde. Representam importantes instrumentos de análise da execução das ações à luz dos resultados alcançados e do cumprimento de metas, subsidiando assim, a tomada de decisões e planejamento de ações por gestores e profissionais de saúde.

“O monitoramento descentralizado dos indicadores do Painel de Vigilância em Saúde propicia a discussão técnica entre diversos atores que fazem a Saúde do Ceará acontecer”, destaca Sarah Mendes, supervisora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Sesa.

O painel de monitoramento é composto por 44 indicadores selecionados por meio de construção coletiva com as respectivas áreas técnicas. “São traçadas estratégias de melhoria das ações de saúde baseadas em evidências epidemiológicas, com o objetivo de qualificar as práticas de imunização, controle de vetores, saúde do trabalhador, saúde ambiental, entre outros”, diz a supervisora.

O Painel ocorre desde 2015 nas macrorregiões de saúde e tem como objetivo consolidar a rotina de monitoramento e avaliação entre equipes de vigilância em saúde do Estado, regiões e municípios.