Sesa divulga resultado de implantação de Farmácias Vivas no Ceará

9 de julho de 2019 - 12:18 # # #

Repórter: Fátima Holanda

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulga os 24 municípios cearenses que aderiram ao projeto de implantação ou implementação de Unidades Farmácias Vivas e Organização com Arranjos Produtivos Locais de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Ceará. O resultado foi divulgado no Diário Oficial desta segunda-feira, 8 de julho. Os projetos terão vigência máxima de 12 meses, a partir da data de assinatura do Termo de Adesão.

A Política de Implantação da Fitoterapia em Saúde Pública do Ceará é coordenada pela Sesa, por meio do Núcleo de Fitoterápicos (Nufito), da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (Coasf). A política abrange plantas medicinais nativas e exóticas adaptadas, amplia as opções terapêuticas aos usuários do SUS, e ainda prioriza as necessidades epidemiológicas da população.

O Ceará foi pioneiro na regulamentação da utilização, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de plantas medicinais, fitoterápicos e serviços relacionados à fitoterapia. Decreto publicado no Diário Oficial do Estado, em janeiro de 2010, autorizou a Secretaria da Saúde “a implantar a política de incentivo à pesquisa, o desenvolvimento tecnológico, a produção e a inovação de produtos fitoterápicos, a partir da biodiversidade regional”.

Farmácias Vivas

As Farmácias Vivas são unidades farmacêuticas instaladas em comunidades governamentais ou não governamentais, onde seus usuários recebem medicação preparada com plantas que tiveram confirmação da atividade a elas atribuídas, colhidas nas próprias hortas, que permitem a seus usuários, o acesso a um elenco de plantas verdadeiramente medicinais e seus produtos.

Devem ser implantadas ou implementadas Farmácias Vivas nas Secretarias de Saúde Municipais, garantindo o acesso às plantas medicinais e serviços relacionados à fitoterapia, com segurança, eficácia e qualidade, na perspectiva da integralidade da atenção à saúde, considerando o conhecimento tradicional sobre plantas medicinais.

MUNICÍPIOS APROVADOS