Gêmeos comemoram aniversário de 15 anos no HGF

9 de julho de 2019 - 10:14 # # # #

Assessoria de Comunicação do Hospital Geral de Fortaleza - Débora Morais

Logo na entrada da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), o bolo e a palavra “Parabéns”, formada em letras coloridas, saltam aos olhos de quem chegava ao local. O motivo? A comemoração do aniversário de 15 anos dos gêmeos Enzo e Andressa. O ambiente para a celebração no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública de saúde do Governo do Ceará, ficou pequena, na tarde da última sexta-feira, 5, para tanto carinho e emoção.

Os irmãos nasceram de um parto prematuro de 24 semanas de gestação, no ano de 2004, em um hospital particular de Fortaleza. Com problemas maiores, os pais tiveram que realizar a transferência dos gêmeos para o HGF que é referência nesse tipo de atendimento, no mesmo dia em que nasceram.

“Foi tudo muito rápido. Minha mulher teve pré-eclâmpsia e precisou ser levada às pressas ao hospital. Como os meninos nasceram com poucos gramas, Andressa com 610 gramas e Enzo com 830, tivemos que transferi-los de imediato para o HGF. Minha mulher não soube de nada, fiz tudo sozinho para que ela não se preocupasse e pudesse se recuperar o mais rápido, pois estava com uma trombose na perna. Quando voltei da transferência, já no final do dia, é que fui explicar tudo”, esclarece o pai, Francisco Félix de Melo, 53.

A mãe, Rosana Andréa Matias, 48, conta que a gestação não foi fácil e que passou quatro meses em repouso para poder amenizar o quadro.

“A minha luta para segurar a gestação começou daí. Eu passei meses de repouso na cama, em casa, para poder normalizar a minha gestação. Tive muitas dores, sangramentos, mas seguia firme, na certeza e no propósito que tudo daria certo. Em nenhum momento eu senti que ia perdê-los, era muito forte a nossa conexão”, conta a mãe dos gêmeos.

Aniversário no hospital

A ideia de organizar a festa no hospital foi uma iniciativa dos próprios gêmeos, como uma forma de agradecer aos profissionais que deram toda atenção e cuidado, durante o período de internação de ambos, na unidade.

“Nós sabemos que foi um milagre a gente está aqui hoje, porque naquela época a tecnologia ainda era um pouco diferente do que é hoje. É uma coisa que poderia acontecer ou não. Então, essa nossa ideia de trazer o aniversário aqui pro hospital, é uma forma de gratidão imensa pelos nossos pais e pelos profissionais que nos ajudaram durante os quatro meses da nossa internação”, disseram os gêmeos.

Atendimento especializado

De acordo com a pediatra Dilma Veras, o reconhecimento da família em relação ao trabalho da equipe é fruto do compromisso dos profissionais e da missão do hospital.

“Poder participar deste momento é muito gratificante para nós. Eu lembro que eu fiquei cuidando da Andressa na incubadora, ela era muito pequenininha, pensávamos até que ela não resistiria e tivemos que intubar de novo, mas a prematuridade exige cuidados especiais e, no HGF, o bebê é acompanhado e avaliado 24 horas por dia para segurança e qualidade na recuperação.

Entregar a essa mãe um bebê nas melhores condições de saúde, sem sequelas, com prognóstico de vida dentro do esperado, é a nossa meta prioritária e a maior satisfação. Não tem reconhecimento melhor que esse, a gente fortaleceu muito o vínculo com a família”, declara a especialista.

Em média, ficam internadas na emergência obstétrica do Hospital Geral de Fortaleza por mês 285 gestantes e são realizados uma média de 215 partos normais e cesáreas.

Neonatologia

O serviço de neonatologia do HGF conta com 18 leitos de alto risco e 16 de médio e uma unidade Canguru. Na UTI Neonatal, 47 recém-nascidos que necessitam de cuidados médicos especializados estão internados. Na unidade, as mães têm acesso à sala de ordenha que funciona 24 horas, com profissionais de enfermagem para orientá-las. No espaço é coletado leite humano destinado para o consumo do bebê internado ou enviado para doação.