Hospital promove atividades educativas sobre insuficiência cardíaca

4 de julho de 2019 - 09:08 # # #

Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Repórter: Jessica Fortes
Arte gráfica: Priscila Sousa

A insuficiência cardíaca é uma doença crônica e mais letal que alguns tipos de câncer. Fazer alguma atividade física, ter uma alimentação balanceada com frutas, legumes, verduras e menos sal e açúcar, por exemplo, são hábitos simples e que ajudam a ter um coração saudável. Na próxima terça-feira, 9 de julho, Dia Nacional de Alerta da Insuficiência Cardíaca, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) promoverá atividades educativas para dialogar sobre a importância do diagnóstico precoce, os primeiros cuidados e o acompanhamento multiprofissional.

A ação iniciará às 9 horas, no auditório do Hospital de Messejana, unidade do Governo do Ceará. A programação será aberta ao público. Haverá roda de conversa com a fisioterapeuta Socorro Quintino, coordenadora da Reabilitação Cardíaca do HM. A especialista falará sobre a importância das mudanças de hábito para uma melhor qualidade de vida.

“A Insuficiência Cardíaca afeta principalmente os pacientes idosos, mas ainda é pouco conhecida da população e requer um bom diagnóstico para ser tratada adequadamente”, explica João David, coordenador da Unidade de Transplante e Insuficiência Cardíaca do HM. O médico ressalta, ainda, que rastrear doenças desconhecidas, monitorar hábitos de vida e buscar a medicação adequada são etapas indispensáveis para o tratamento da doença.

Sobre a doença

Os principais fatores de risco para desenvolver a insuficiência cardíaca são pressão alta, diabetes, histórico de infarto e insuficiência renal crônica. A doença normalmente se desenvolve em decorrência de condições prévias que podem lesar o coração. O músculo cardíaco começa a falhar e torna-se incapaz de fornecer sangue suficiente para o organismo e em alguns casos fica enrijecido.

Nas duas situações, o coração passa a bombear menos sangue do que deveria para suprir as necessidades do corpo. Quando torna-se parcialmente enrijecido, perde a capacidade de relaxar sua musculatura e receber todo o sangue que retorna. Em alguns casos, as duas situações acontecem simultaneamente. Os sintomas são fadiga, incapacidade de realizar atividades de rotineira, falta de ar, inchaço dos membros inferiores e tosse persistente.

Referência

No Ceará, a Unidade de Transplante e Insuficiência Cardíaca do Hospital de Messejana é referência no tratamento da insuficiência cardíaca. A equipe multiprofissional conta com enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais e fisioterapeutas que acompanham os pacientes da unidade.

 

 

Serviço

Dia Nacional de Alerta da Insuficiência Cardíaca
Data: 9 de julho, terça-feira
Horário: 9 horas
Local: Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes – Av. Frei Cirilo, 3480, Messejana
Evento aberto ao público