Governo inaugura UPA 24h em Sobral, na Região Norte

3 de julho de 2019 - 16:22 # # #

Comunicação do Governo do Ceará

Os moradores da maior cidade da Região Norte do Estado, Sobral, serão beneficiados nesta quinta-feira (4) com uma Unidade Pronto Atendimento (UPA 24h) e com a nova sede da Defensoria Pública do Ceará. O governador Camilo Santana, o prefeito Ivo Gomes e a defensora Geral Mariana Lobo participam da solenidade, que marca a véspera do aniversário de 246 anos do município.

Nova UPA 24h

A nova UPA 24h é de porte II, construída pelo Ministério da Saúde e pela Prefeitura de Sobral, equipada pelo Governo do Ceará e Município. A inauguração será às 18 horas, na Av. Moacir Lima Feijão. O Governo do Ceará investiu R$ 540.140,06, o equivalente a 20% dos equipamentos e mobílias. O restante do recurso estadual de R$ 900 mil será repassado como custeio, divido em 3 parcelas de R$ 300 mil a serem repassados nos meses de julho, agosto e setembro. O investimento do Governo Federal foi de R$ 1.752.556,14 em obra e a contrapartida do município de Sobral foi de R$ 1.486.181,76 em obras. A UPA é de gestão municipal e terá um quadro composto por 125 profissionais, administrado por uma Organização Social (Fundação Leandro Bezerra de Menezes).

Essa será a 36ª UPA em funcionamento no Ceará e a 14ª na gestão do Governador Camilo. A UPA da “Princesinha do Norte” terá serviços de eletrocardiograma, raio-X, sala de procedimentos, laboratório para exames, sala para inalação e medicação adulto, sala para inalação e medicação pediátrica, observação adulto, observação pediátrica, consultórios médico e odontológico. A nova Unidade de Pronto Atendimento já começa a funcionar nas primeiras horas desta sexta-feira, 5 de julho. As UPAs 24h são classificadas em três diferentes portes, de acordo com a população da região a ser coberta, a capacidade instalada – área física, número de leitos disponíveis, recursos humanos – e a capacidade diária de realizar atendimentos médicos.

Homenagem

A UPA 24h em Sobral terá o nome do dentista Hugo Mendes Parente. Ele nasceu no dia 15 de outubro de 1920, em Sobral, filho da Noeme Mendes Parente e Murilo Alves Parente. Casado com Emília Lima Parente, tiveram quatro filhos (Maria das Graças, José Helder, Paulo César, Mario César). Formado em odontologia pela Universidade Federal do Ceará. Em Sobral instalou a Clínica Odontológica, onde trabalhou até os últimos dias de vida. Trabalhou também no INAMPS e na Prefeitura de Sobral. Foi membro da Cooperativa Odontológica do Ceará. Hugo Mendes Parente faleceu em Sobral aos 51 anos, no dia 21 de junho de 1972.