Projeto Governança da Gestão do Trabalho em Saúde é lançado na ESP/CE

28 de junho de 2019 - 15:41 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) e o Departamento de Gestão do Trabalho em Saúde (DEGETS) do Ministério da Saúde, iniciou nesta terça-feira, 26, um importante programa no âmbito da política de gestão do trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará. Trata-se do lançamento do Projeto de Governança da Gestão do Trabalho em Saúde.

A iniciativa, que foi oficialmente apresentada durante solenidade ocorrida na ESP/CE, tem como principal objetivo a qualificação da gestão do trabalho para o dimensionamento da força de trabalho no SUS por meio de um processo de capacitação de representantes da rede de atenção da 1ª Região de Saúde do Ceará, formada pelos municípios de Fortaleza, Itaitinga, Eusébio e Aquiraz.

Cada um dos quatro municípios que compõem a 1ª Região contará com representantes, entre gestores e trabalhadores de diferentes níveis da rede de atenção à saúde primária, secundária e terciária das localidades citadas anteriormente e que estejam situados quanto às particularidades relativas à rede de serviço dos seus territórios. O Ceará, se torna, portanto, o primeiro estado brasileiro a receber a iniciativa, em caráter pioneiro.

Com isso, o projeto visa contribuir para a construção e o fortalecimento de uma efetiva política pública de governança da gestão do trabalho em saúde, bem como a qualificação das redes de atenção na consolidação da atenção primária enquanto ordenadora da rede. A implementação do projeto está estimada para ser desenvolvida em um período de 12 meses, onde estão previstas a realização de seis oficinas, uma a cada 2 meses, e uma reunião de tutoria de 8 horas após 30 dias da realização de cada oficina.

Representando o Superintendente Salustiano Pessoa, a assessora Joélia Rodrigues destacou a importância da gestão do trabalho para a sistematização dos processos no campo da saúde. “O desafio é pensar um pouco sobre as práticas de trabalho, repensar os processos, organizar as informações, mapear os recursos e sistematizar exercendo a governança. A ESP/CE acredita e apoia iniciativas inovadoras como essa”, ressaltou.

Entre as estratégias de execução do projeto, destacam-se o desenvolvimento de mecanismos de governança que propiciem o diagnóstico da força de trabalho e da capacidade física existente e necessária na rede de atenção à saúde da 1ª Região de Saúde do Ceará. A ideia é que esse sistema possa ser viabilizado a partir de dados secundários disponíveis nos sistemas de informação nacionais, estaduais e municipais.

A solenidade de lançamento do programa contou também com a presença de Maria Elizabete Gadelha Pessoa, representando a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará; Nerilene Nere, secretária de Saúde do município de Aquiraz; e Gustavo Hoff, diretor substituto do Departamento de Gestão do Trabalho em Saúde, do Ministério da Saúde; além dos coordenadores técnicos do projeto, Antônio Isidro e Elizabet Lelo.

Ouça

O diretor substituto do Departamento de Gestão do Trabalho em Saúde, do Ministério da Saúde, Gustavo Hoff, fala da Governança da Gestão do Trabalho