Ações terapêuticas ajudam trabalhadores a ter melhor qualidade de vida

28 de junho de 2019 - 16:03 # # #

Assessoria de Comunicação do Hospital César Cals - Wescley Jorge

Claudiano Pereira usa o serviço de auriculoterapia, Joana D’Arc de Alencar Campos precisou da psicoterapia, já Elizabeth Gouveia escolheu a hipnoterapia. Todos eles são funcionários do Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Ceará, e têm acesso a serviços terapêuticos variados, como psicoterapia individual, hipnoterapia (hipnose para fins medicinais), e a auriculoterapia, a acupuntura em regiões localizadas na orelha.

Diariamente, em suas funções, eles influenciam no cuidado aos pacientes atendidos no hospital. Para mais qualidade e atenção adequada, no HGCC o cuidado também é destinado aos profissionais. As terapias podem ajudar a melhorar o desempenho no ambiente de trabalho e acontecem por demanda espontânea.

“Busquei o serviço de psicologia porque estava num momento de angústia, consegui me estabilizar do problema e o atendimento foi excelente”, diz Joana D’Arc. Ela ressalta ainda que a vantagem do serviço é que ele pode ser obtido no próprio local de trabalho. Claudiano Pereira, que tinha dificuldades em movimentar o braço, conta que já se sente melhor. “Tive uma melhora muito grande nessa semana”, comemora. Há um mês, Elizabeth Gouveia iniciou o tratamento para a ansiedade e já se sente melhor. “Trabalho em um setor onde o fluxo de pessoas é muito intenso, existem muitas demandas. Consigo manter o controle melhor agora”, explica.

As vantagens são variadas, como o alívio do cansaço e estresse causado pelas pressões do dia-a-dia, melhora na qualidade da prestação dos serviços, preservação e recuperação da saúde do corpo e da mente. Além disso, o fato do núcleo de atendimento ser dentro do local de trabalho facilita a continuidade das sessões e a diminuição dos quadros.

As terapias são destinadas a todos os profissionais do HGCC. Basta agendar o horário para o atendimento. Com foco na saúde funcional, esse serviço é mais uma ação do Hospital César Cals em benefício de seus profissionais. “Estamos vivendo um momento onde as informações são sempre urgentes. Temos a síndrome de Burnout, por exemplo, uma queixa comum caracterizada pelo esgotamento mental do funcionário. É importante cuidar-se bem para cuidar melhor do outro”, enfatiza a hipnoterapeuta Cláudia Hermerita.