Prevenção da raiva é tema de webpalestra nesta terça-feira, 18

17 de junho de 2019 - 09:01 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter: Fátima Holanda

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realiza webpalestra sobre Vigilância da Raiva e profilaxia antirrábica no Ceará nesta terça-feira, 18, das 9 às 10 horas. Participarão profissionais de saúde dos municípios e da rede Sesa, além dos coordenadores das Regionais de Saúde.  Para assistir, clique aqui.

A webpalestra será ministrada pelas técnicas da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, Kelly Cavalcante e Nayara de Castro. Serão abordados aspectos gerais da raiva, profilaxia antirrábica humana e ações de prevenção e controle da doença.

“Essa webpalestra é importante para os profissionais de saúde, pois vamos discutir os aspectos gerais da doença e mostrar as condutas profiláticas (prevenção) adequadas, conforme as características do ferimento e do animal agressor”, diz Kelly Cavalcante, assessora técnica do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Sesa.

Raiva humana

A raiva é uma infecção viral aguda, transmitida principalmente pela mordida de animais infectados. A doença chega a ser fatal em quase 100% dos casos. Os principais sintomas da raiva em humanos são inquietude e perturbação do sono; queimação, formigamento e dor no local da mordedura; alucinações e febre; medo de correntes de ar e de água e crises convulsivas.

No Ceará, de 2007 a 2018, houve cinco casos de raiva humana. O principal animal agressor foi o sagui. Outros agressores também foram registrados, como o cão e o morcego. Nesse período, os municípios com registro foram: Camocim (sagui/2008), Chaval (cão/2010), Ipu (sagui/2010), Jati (sagui/2012) e Iracema (morcego/2016).  Somente mamíferos são capazes de transmitir a raiva. Cães e gatos são as principais fontes de infecção em áreas urbanas. No ambiente silvestre, os morcegos são os principais responsáveis pela transmissão da doença.

O controle da raiva é simples, basta vacinar adequadamente os animais e manter a vigilância: evitar contatos com animais desconhecidos, criar apenas cães e gatos com a garantia de higiene, saúde e bem-estar, não criar animais silvestres em cativeiros (como determina a legislação brasileira).

Raiva Animal

Todo ano o Ministério da Saúde realiza a Campanha de Vacinação Antirrábica. Em 2018, o Ceará vacinou 1.677.899 animais (81%) e atingiu a meta de 80% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

A vacina está disponível nos centros de zoonoses o ano inteiro. É para cachorros e gatos, machos e fêmeas, a partir de três meses completos de vida, e o reforço deve ser realizado logo após 30 dias da primeira vacina. Além disso, é importante que os responsáveis levem os cachorros com coleira e os gatos em uma caixa apropriada para evitar fugas e acidentes. Em 2019, foram registrados 33 casos de raiva animal até 15 de maio.

Boletim epidemiológico da Raiva

alt