Secretário da Saúde participa de VI Congresso Brasileiro de Direito e Saúde

3 de junho de 2019 - 11:32 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa - Repórter Martina Dieb
Fotos: Fátima Holanda

O secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), esteve presente no VI Congresso Brasileiro de Direito e Saúde, em Fortaleza. Ele participou da mesa de discussão sobre “O Desafio na Gestão Pública da Saúde”, na última sexta-feira, 31.

Promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito e Saúde (IBDS), o evento teve o apoio do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Cidadania, e da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB/CE).

Dr. Cabeto destacou a importância da eficiência em saúde. “Independente do sistema, se ele é universalizado ou não, o conceito de universalização tem uma certa deturpação. A eficiência precisa se traduzir na percepção sensitiva e na percepção objetiva de qualidade, isso é que é eficiência”, disse.

A mesa foi presidida pela procuradora de justiça do MPCE, Isabel Porto, e contou também com o presidente da Associação Médica Cearense, Carmelo Silveira Carneiro Leão Filho; da secretária executiva da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, e da promotora de justiça do Ministério Público do Maranhão, Glória Mafra.

“Trouxemos os desafios da saúde na gestão pública e a importância que nós temos agora, com um diferencial nesta gestão, como foi bem posto pelo secretário. Como nós sabemos,as questões que têm mais propiciado demandas do Ministério Público são da administração pública e da eficiência. Patamares foram apresentados com problemas que afligem a população, o cidadão e as interferências externas que impactam diretamente na saúde”, ressaltou Isabel Porto.

No encerramento, houve a aprovação da Carta Fortaleza 2019 e palestra sobre o papel dos protagonistas do setor diante dos novos tempos da política brasileira, ministrada pelo presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Guimarães Junqueira.