Inscrições abertas para pessoas que desejam parar de fumar

30 de maio de 2019 - 09:21 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter: Fátima Holanda

No Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, das 8 às 16 horas, o Centro de Saúde Meireles, do Governo Ceará, abre inscrições para quem deseja parar de fumar.

Serão ofertadas sessenta vagas para novos pacientes do Programa do Controle de Tabagismo do Meireles. As inscrições são encerram logo que as vagas forem preenchidas. Na sexta-feira, 31, a unidade também estará com informativos alertando sobre o controle do tabagismo.

O Programa do Tabagismo foi implantado no Centro de Saúde Meireles em abril de 2012. Até 2018 foram atendidos 1.052 pacientes, desse total, 72% deixaram de fumar depois do tratamento na unidade.

“Não vemos os pacientes do tabagismo só como dependentes do cigarro, mas sim na sua integralidade; emocional, comportamento, nutricional e patológico”, destaca a Assistente Social do Programa do Tabagismo do Centro de Saúde Meireles, Leda Albino.

Com o uso do cigarro podem surgir várias doenças, entre elas estão o câncer de laringe, o câncer de boca, câncer de pulmão, enfisema pulmonar e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica).