Profissionais da Saúde são capacitados sobre efeitos nocivos do cigarro

28 de maio de 2019 - 14:42 # # # #

Repórter:
Martina Dieb

Em alusão ao dia 31 de maio, capacitações para profissionais de saúde estão sendo realizadas para alertar sobre os riscos do cigarro à saúde. Na semana do Dia Mundial sem Tabaco, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes e a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins realizam eventos sobre o tema. A data é um alerta para conscientizar sobre os efeitos nocivos e mortais do tabaco.

O Hospital de Messejana realiza nos dias 28 e 29 de maio, das 14h às 17h, treinamento para os profissionais da saúde da Prefeitura de Fortaleza. A formação tem o objetivo ampliar o acesso dos usuários ao Tratamento Intensivo dos Fumantes nos postos de saúde municipais. O serviço, que posteriormente será ofertado nos postos, segue as diretrizes do Programa Nacional de Controle do Tabagismo. As inscrições já foram encerradas.

A Escola de Saúde Pública do Ceará recebe no dia 31 de maio, o 8º Fórum Temático Tabagismo e os Riscos à Saúde, evento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), com apoio do Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (Geon), da Sociedade Cearense de Pneumologia e Cirurgia Torácica e da Associação Cearense de Medicina da Família e Comunidade. O fórum ocorre com conferências e oficinas temáticas, das 8h às 12h, no Auditório Maria José Ferreira Gomes. As inscrições podem ser feitas na Escola de Saúde Pública no dia do evento. O auditório tem capacidade para 260 pessoas que serão acomodadas conforme ordem de chegada.

Danos à saúde

A nicotina e as substâncias contidas no cigarro e em derivados são responsáveis por provocar mais de 50 tipos de doenças, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). As mais graves são o câncer e o infarto. A cada tragada, o fumante inala cerca de quatro mil substâncias, entre elas a nicotina, o alcatrão, o monóxido de carbono e outras 60, que são comprovadamente cancerígenas, sendo responsáveis por dois terços dos casos de câncer de pulmão no mundo.

O tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). O tabagismo é responsável ainda por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% por diversos tipos de câncer, 25% por doença coronariana (angina e infarto) e 25% por doenças cerebrovasculares.

Além de estar associado às DCNT, o tabagismo também é um fator importante de risco para o desenvolvimento de infecções respiratórias, tuberculose, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras doenças. O consumo de tabaco e seus derivados mata milhões de pessoas a cada ano. A previsão é de que em 2030 o tabaco matará cerca de oito milhões de pessoas por ano, segundo a OMS.

31 de maio

O Dia Mundial sem Tabaco é um alerta para aumentar a conscientização da população sobre os efeitos nocivos e mortais do uso do tabaco e da exposição ao fumo passivo, e para desencorajar o uso do tabaco em qualquer forma Parar de fumar exige empenho e força de vontade. Mas para quem se torna um dependente estas ações não são suficientes para abandonar o vício. É importante que o fumante procure apoio e conscientize-se que afeta pessoas de seu convívio.

A inalação da fumaça de derivados do tabaco, tais como cigarro, charuto, cigarrilhas, cachimbo, narguilé e outros produtores de fumaça, por indivíduos não fumantes, que convivem com fumantes em ambientes fechados respirando as mesmas substâncias tóxicas que o fumante. A fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas diferentes, organizadas em duas fases: a particulada e a gasosa. A fase gasosa é composta, entre outros por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína. A fase particulada contém nicotina e alcatrão.

A Escola de Saúde Pública do Ceará promoveu, na manhã do dia 28, durante a semana o II Colóquio Impacto das Ações de Prevenções do Tabagismo no Ceará, na sede da instituição. O evento organizado pelo Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE foi voltado para profissionais e estudantes da área da saúde. Houve teste de capacidade pulmonar, exposição do aplicativo QuitchNow, imagens de pulmões de fumantes e exposição da boneca Altina. O Colóquio debateu, ainda, sobre o hábito do tabagismo – um dos principais fatores de risco mutáveis para as doenças crônicas não transmissíveis – e as ações desenvolvidas para prevenção e controle no Ceará.

No Brasil, 428 pessoas morrem por dia por causa da dependência à nicotina. A proibição da publicidade de cigarros, a advertência nos maços, a diminuição dos locais de venda e a restrição de tabaco em ambientes fechados foram passos importantes para redução do consumo de tabaco em todo o país.