Trabalho cientifico de estagiária do Proensino é destaque durante Jornada de Enfermagem

17 de maio de 2019 - 14:58 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter: Fátima Holanda
Foto: divulgação

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública do Governo do Ceará, realizou nos dias 15 de 16 de maio a XIII Jornada Científica de Enfermagem, que teve como tema “Os desafios da enfermagem para a prática da equidade”. A jornada contou com apresentação de trabalhos científicos dos hospitais feitas por profissionais de saúde e estudantes de enfermagem.

Maria Alice Oliveira, estagiária de enfermagem do Programa Bolsa de Incentivo à Educação da Secretaria da Saúde do Ceará (Proensino-Sesa), apresentou o trabalho científico sobre; A Perspectiva Discente no Desenvolvimento da Equidade no Serviço de Estomaterapia: relato de experiência, durante o evento de enfermagem no HGF. O trabalho dela foi destaque entre trinta apresentações, com isso recebeu primeiro lugar durante a premiação. A estudante foi contemplada com uma Pós-Graduação numa faculdade particular, em Fortaleza.

”Fiquei imensamente lisonjeada com a premiação do nosso trabalho, pois acho importante que o SUS e seus princípios sejam cada vez mais fortalecidos, assim como projetos que dão oportunidade à acadêmicos como o Proensino. Além disso traz para a enfermagem uma visão mais abrangente do papel essencial da profissão dentro dos serviços de saúde e do estímulo à produção de mais pesquisas que visem o atendimento e acompanhamento de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde”, destacou Maria Alice.

A jornada foi realizada pela equipe de enfermagem do hospital. Durante o evento foi discutido o que é equidade e o que é a prática de enfermagem com equidade, com base na historicidade, determinação social e constituição da especialidade como profissão. Alice é estudante do sexto semestre do curso de enfermagem na Universidade Estadual do Ceará. Ela ingressou no programa do Proensino em julho de 2018 e foi estagiar no HGF.

Para o assessor técnico do Proesino-Sesa, José Luís Paiva, “o destaque dos estudantes em eventos científicos é de grande importância para o programa, esses estudantes são estimulados na participação de eventos científicos e no desenvolvimento de trabalhos e pesquisas, contribuindo assim para sua formação acadêmica e profissional no âmbito do SUS”.

O que é o programa

O Proensino/Sesa é um programa de estágio da Secretaria da Saúde do Ceará, criado em 2010 com o intuito de aproximar a universidade da realidade do SUS e assegurar espaço à comunidade acadêmica. A iniciativa permite ainda uma prática reflexiva, contribuindo para a formação de estudantes, educação permanente dos trabalhadores das unidades que compõe a rede Sesa, docentes das instituições de ensino superior conveniadas com essa rede, gestores e usuários dos serviços de saúde.

Os bolsistas cumprem jornada de 20 horas semanais, com carga horária de até quatro horas diárias, e atuam junto às coordenadorias, núcleos, unidades hospitalares e ambulatoriais da rede Sesa, desenvolvendo atividades inerentes à formação acadêmica, focadas para os objetivos das instituições de envolvidas.