Enfermeiros recebem capacitação para aprimorar qualidade no cuidados dos pacientes

17 de maio de 2019 - 17:05 # # #

Quando o comerciante Pedro da Silva, de 55 anos, chegou à emergência do Hospital São José com encaminhamento da rede de atenção básica, foi acolhido pela enfermeira que fez um primeiro atendimento e deu sequência à classificação de risco, protocolo que organiza o atendimento de acordo com a gravidade do quadro dos usuários. Depois de passar por essa triagem e pelo médico, recebeu de outra enfermeira a medicação prescrita pelo médico. Até o final do atendimento são muitas as participações desses personagens fundamentais na rede de cuidados de saúde: os enfermeiros.

“Parece que as enfermeiras estão sempre cercando a gente, né? Perguntando, verificando se tá tudo certo com a medicação”, comenta o comerciante. No Hospital São José, unidade de saúde do Governo do Estado, são mais de 200 profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, que estão na rotina de cuidados com os pacientes que tratam infecções graves na emergência, no ambulatório ou nas unidades de internamento do HSJ.

No mês de maio, são comemorados o Dia Nacional do Enfermeiro (12 de maio) e o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem (20 de maio) e celebrada no Brasil inteiro a semana da enfermagem, momento voltado para troca de experiência e capacitação. Com o tema “Desafios da enfermagem para a prática da equidade no contexto das diversidades e vulneralbilidades” os profissionais de enfermagem do HSJ debatem e participam de atividades de aprimoramento durante o mês de maio.

“Nosso hospital recebe pessoas frágeis, muitas vezes em situação de vulnerabilidade. Nós, que estamos no atendimento desde a chegada do paciente, precisamos estar atentos às particularidades de cada cidadão para atender com respeito e equidade”, ressalta a gerente de enfermagem do Hospital São José, Nancy Costa.

Entre os temas debatidos estão o acolhimento e a produção de cuidados à população em situação de rua, o cuidado com equidade para a cura da tuberculose, os cuidados com os cuidadores, o encantamento no cuidar e os desafios para o cuidado de usuários de álcool e outras drogas. “É preciso reinventar contidianamente o cuidado para, seguindo os protocolos e normas, ter olhares diferentes, enxergar o doente e não só a doença, escutar e garantir um atendimento acolhedor e de muita qualidade”, reforça Nancy Costa.

 

Lavar as mãos salva vidas

Outra temática que está sendo intensificada em todas as unidades de assistência do HSJ é o controle de IRAS, as infecções relacionadas à assistência à saúde. Através da campanha “A saúde do paciente está em suas mãos”, integrantes da Comissão de Controle de Infeccção Hospitalar do HSJ, reforçam com os profissionais do hospital, a importância da higiene correta das mãos na assistência à saúde. “Falar de controle de infecções, é falar de vida. E a responsabilidade de controlar infecção hospitalar é de todos que estão no atendimento. A higienização das mãos é de uma grande simplicidade e de uma efetividade ainda maior na hora do cuidar”, diz a enfermeira Thâmysa Cruz, especialista em Gestão e Controle de Infecção Hospitalar.