Automedicação traz riscos para a saúde

3 de maio de 2019 - 14:13 # #

Assessoria de Comunicação da Sesa - Cristiane Bonfim

Usar aquele remédio que um amigo indicou ou aproveitar a dica de um parente sobre um medicamento que ele já utilizou não são as melhores formas de lidar com um problema de saúde.
O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, 5 de maio, foi criado para alertar a população sobre a importância de se usar adequadamente o medicamento e ressaltar os riscos à saúde causados pela automedicação e seu uso indiscriminado.

Para dar mais orientações à população e aos profissionais de saúde, a Sesa realiza no dia 7 de maio, das 9 às 10 horas, webpalestra sobre o Uso Racional de Medicamentos, com a farmacêutica Eudiana Vale Francelino, do Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Medicamentos do Departamento de Farmácia da Universidade Federal do Ceará. A professora do Curso de Farmácia participa de atividades voltadas para a Farmacovigilância, uma das áreas do Uso Racional Medicamentos. Os profissionais de saúde poderão participar, acessando o link http://extranet.saude.ce.gov.br/telessaude.

Uso racional

Informações confiáveis, que estão embasadas em evidências sólidas e isentas, devem fundamentar todas as condutas relacionadas ao cuidado com a saúde. Tal como a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu em 1985, existe o uso racional de medicamentos “quando os pacientes recebem medicamentos apropriados a suas necessidades clínicas, em doses adequadas às particularidades individuais, por período de tempo adequado e com baixo custo para eles e sua comunidade”.

Os profissionais da saúde devem sempre adotar condutas terapêuticas, incluindo o uso de medicamentos, que evidenciem o benefício terapêutico, considerando os aspectos socioeconômicos do paciente ou da população a ser tratada, como também como se dá o acesso aos medicamentos nos serviços farmacêuticos nas Redes de Atenção à Saúde (RAS).
Quando os medicamentos são utilizados de forma adequada, proporcionam benefícios individuais, institucionais e aos sistemas de saúde. Para o usuário, a escolha racional proporciona garantia de eficácia, segurança, conveniência e menor custo. Para as instituições, há uma significativa melhoria do padrão de atendimento e redução de gastos. A legislação pautada por evidências definidoras de condutas terapêuticas gera consequências positivas sobre mortalidade, morbidade e qualidade de vida da população, além de impactar com benefícios o mercado e a economia locais.

Assistência farmacêutica

Um dos propósitos da Assistência Farmacêutica é o de garantir a promoção do uso racional e o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais. É imprescindível então que a Assistência Farmacêutica esteja integrada as RAS não só como sistema de apoio (serviços de abastecimento – seleção, programação, aquisição, armazenamento e distribuição), mas também como ponto de atenção, por meio dos serviços de cuidado farmacêutico, com o objetivo de propiciar o uso racional e o acesso aos medicamentos de forma integrada, contínua, segura e efetiva para o indivíduo, a família e a comunidade, com foco no alcance de resultados terapêuticos concretos.

A Sesa, por meio da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (Coasf), tem procurado promover o Uso Racional de Medicamentos através de ações e programas, como Educação em Saúde destinadas aos usuários e a população sobre o uso racional medicamentos, de Educação Permanente em Assistência Farmacêutica destinadas aos trabalhadores da saúde, de identificação de necessidades, viabilização de incorporação ou desincorporação de tecnologias e suporte técnico para o desenvolvimento das ações de assistência farmacêutica.

A Coasf também atua na elaboração de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas e notas técnicas para embasar a tomada de decisão dos prescritores e gestores e na seleção e programação dos elencos estaduais dos medicamentos para a atenção básica baseados nas diretrizes clínicas e linhas de cuidado prioritárias do estado, em evidências científicas e critérios epidemiológicos e farmacoeconômicos.

Dicas de uso de medicamentos:

– caso se sinta mal ou suspeite de Reações Adversas a Medicamentos, procure auxílio de um médico, farmacêutico ou da equipe de saúde;
– evite utilizar medicamentos por conta própria ou sem indicação de um profissional de saúde pode ser perigoso;
– use seus medicamentos na dose prescrita, nos horários corretos, pelo tempo indicado e da forma adequada;
– descarte os medicamentos em coletores próprios, não utilize remédios vencidos, evite guardar em lugares quentes e úmidos;
– não fique com dúvidas sobre como utilizar seus medicamentos, procure sempre ajuda do médico, do farmacêutico ou da equipe de saúde.