Tracoma é tema de webpalestra nesta terça, 30 de abril

29 de abril de 2019 - 11:41 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter: Fátima Holanda

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), por meio do Núcleo de Telessaúde, realizará nesta terça-feira, 30, webpalestra sobre a vigilância e controle do tracoma no Ceará. A webpalestra será das 9 às 10 horas, com a técnica do Núcleo de Controle de Vetores da Sesa, Vivian Gomes.

Profissionais da vigilância em saúde dos 184 municípios podem participar por meio do link extranet.saude.ce.gov.br/telessaude. “O objetivo é orientar os profissionais da vigilância em saúde e atenção básica sobre as ações de vigilância do tracoma, possibilitando o desenvolvimento de medidas de controle adequadas”, ressalta.

De acordo com a técnica do Nuvet, as informações e subsídios são compartilhados durante webpalestra são importantes para o planejamento, execução e avaliação das atividades de vigilância e controle da doença. “Colabora para a melhoria da qualidade de vida da população dos escolares do estado do Ceará”, destaca Vivian.

Tracoma

O tracoma é uma doença inflamatória ocular crônica, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. Ocorre mais em áreas de maior concentração de pobreza, com deficientes condições de saneamento básico e acesso à água.

A transmissão pode ser por contato direto de pessoa a pessoa ou indireto, por meio de objetos contaminados (toalhas, lenços, fronhas etc.). As moscas podem contribuir para a disseminação do tracoma, cuja transmissão só é possível na presença de lesões ativas. As crianças são mais suscetíveis à doença.

No Ceará, o Programa de Vigilância e Controle do Tracoma realiza as ações de vigilância do agravo em 90 dos 184 municípios no Estado. No período de 2013 a 2017, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) registrou 930.984 pessoas examinadas. Destas, detectaram-se 32.927 casos de tracoma – em sua maioria na forma folicular, que é uma alteração inflamatória da conjuntiva ocular.