Hospital fortalece ações em segurança do paciente

26 de abril de 2019 - 11:24 # # #

Assessoria de Comunicação do HSM - Milena Fernandes

Iniciativas para minimizar riscos e danos ao paciente refletem na melhoria da atenção prestada no serviço de saúde. O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), do Governo do Ceará, desenvolve ações diárias na promoção da segurança do paciente. O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) é uma delas.

O Núcleo, implantado em junho do ano passado, tem fortalecido a qualificação do desenvolvimento de estratégias para a segurança do paciente. “Além da identificação do paciente, através de placas nos leitos e pulseiras, foi também lançada a campanha Adorno Zero, onde os funcionários são conscientizados a não utilizar acessórios nas unidades, evitando assim riscos”, diz a enfermeira Renata Pinheiro, coordenadora do NSP.

A pulseira de identificação é utilizada em todos os pacientes que chegam à emergência. Nas unidades, a identificação dos leitos também é uma forma de minimizar os riscos da segurança à saúde do paciente. “Nossa intenção é evitar erros na administração de medicamentos. Por isso, estamos intensificando a identificação de cada paciente do HSM”, afirma Renata.

O Kanban é uma outra ação positiva realizada pelo Núcleo de Segurança do Paciente do HSM. Trata-se de um método eficiente para qualificação da gestão de leitos. Em dois meses de implantação, a taxa de permanência do paciente nas unidades de internação diminuiu em 18,79%, entre janeiro e fevereiro deste ano.

De acordo com o enfermeiro Narcélio Júnior, que também coordena o NSP, o trabalho realizado por uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros, assistentes sociais e médicos contribui com a redução na taxa de permanência dos pacientes nas unidades. “Com essa ferramenta temos maior rotatividade, menor tempo de espera para internação, melhoria na qualidade na assistência e segurança para os pacientes”, ressalta.

Segurança do Paciente

Para conscientizar profissionais sobre a importância da implementação das práticas de segurança dentro dos serviços de saúde, em abril é comemorado o Dia Nacional da Segurança do Paciente (1º). A celebração da data possibilita que todos os serviços de saúde possam desenvolver ações que reforcem a segurança do paciente, dos profissionais e do ambiente de assistência à saúde.