Sesa realiza webpalestra sobre meningite nesta quarta-feira, 24

23 de abril de 2019 - 15:11 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa - Cristiane Bonfim

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) realizará nesta quarta-feira, 24, às 8h30, uma webpalestra para alinhar as ações de vigilância da meningite no Ceará em relação à detecção precoce dos casos, ao diagnóstico laboratorial e às ações de prevenção e controle. Os profissionais de saúde poderão participar, acessando o link http://extranet.saude.ce.gov.br/telessaude.

As orientações são voltadas principalmente para profissionais da saúde que trabalhem nos serviços de urgência e emergência (em especial médicos e enfermeiros), assim como os profissionais da vigilância epidemiológica das 22 regionais de saúde do Ceará e seus respectivos municípios. O objetivo é, por meio da webpalestra, alcançar o maior número de profissionais possível e buscar melhorias na qualidade do serviço.

A transmissão será feita pelo Telessaúde. Os palestrantes serão o pediatra e infectologista Robério Leite; as enfermeiras Ana Karine Borges Carneiro e Aline Albuquerque, respectivamente dos núcleos de Imunização e Epidemiologia da Sesa, e as farmacêuticas-bioquímicas Angela Stolp e Karene Cavalcante.

Meningite

A meningite é uma doença de notificação compulsória e caracteriza-se pelo processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A doença pode ser causada por bactérias, vírus, fungos ou agentes não infecciosos.

Os casos de origem infecciosa, principalmente causados por bactérias e vírus, são os mais importantes para a saúde pública. As meningites infecciosas, especialmente a Doença Meningocócia (DM), apresentam comportamento endêmico no Brasil.

Em pacientes com mais de um ano e adultos, os sintomas mais comuns são febre, cefaleia intensa, vômitos em jato, rigidez de nuca, convulsões e/ou manchas vermelhas no corpo. Para os que têm abaixo de um ano, os sintomas clássicos podem não ser tão evidentes. Sinais de irritabilidade, como choro persistente e “moleira alta” devem ser observados pelos pais.

Vigilância

O processo de vigilância, desde a notificação, a investigação e a análise do perfil epidemiológico, além de ações de prevenção e controle, deve ser enfatizado e intensificado pelos profissionais de saúde e gestores em cada município. Neste ano, o Ceará registrou 104 casos confirmados de meningite e 13 óbitos pela doença até a semana epidemiológica 16 (até 20 de abril). Em 2018, até a semana epidemiológica 16, foram confirmados 126 casos da doença e 12 óbitos.