Hospital qualifica gestão de leitos em psiquiatria

5 de abril de 2019 - 13:58 # # #

Assessoria de Comunicação do HSM - Milena Fernandes

O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), do Governo do Ceará, já sinaliza resultados positivos com a implantação do sistema Kanban, modelo japonês originário da metodologia Qualidade Total, que funciona desde o início deste ano na unidade psiquiátrica. No HSM, a ferramenta visa auxiliar a equipe médica e de enfermagem a gerirem o uso de leitos, diminuindo o tempo de internação e efetivando a segurança do paciente.

Em dois meses de implantação, a taxa de permanência do paciente diminuiu consideravelmente. No mês de janeiro, a taxa de permanência nas unidades de internação do HSM teve uma redução de mais de 12%. Em fevereiro, a redução foi ainda mais positiva, com 18,79%. Em 2018, a média da taxa de permanência nas unidades de internação foi de 34,5 dias. Nos três primeiros meses deste ano, já foi possível reduzir essa taxa para 31,8 dias em média. Na emergência, a ferramenta Kanban também vem sendo utilizada para diminuir o tempo de espera para internação.

O enfermeiro Narcélio Júnior, que também coordena o Serviço de Segurança do Paciente do HSM e atuou na implantação do Kanban no hospital, explica que os pacientes são identificados com um código de cores, trabalho feito pela enfermagem nas unidades e na emergência. “Após essa etapa, os enfermeiros conversam com os médicos para discutir as ações que devem ser tomadas para acelerar o processo que pode ser uma transferência para leitos de retaguarda ou alta hospitalar”, enfatiza.

A efetividade contribui com a redução na taxa de permanência dos pacientes nas unidades. O trabalho é realizado pela equipe multiprofissional composta por enfermeiros, assistentes sociais e médicos. “Com essa ferramenta temos maior rotatividade, menor tempo de espera para internação, melhoria na qualidade da assistência e segurança para os pacientes”, ressalta Narcélio.

A adaptação do método Kanban para a gestão de leitos no HSM foi realizada pelo Núcleo de Segurança do Paciente, formado por profissionais do próprio hospital. O diretor-geral do Hospital de Saúde Mental, Frederico Emmanuel Leitão Araújo, que é psiquiatra, afirma que com essa ferramenta a expectativa é de evitar internações mais longas do que o necessário. “Queremos proporcionar a rotatividade, evitar a possibilidade de infecções hospitalares, melhorando o atendimento a população”.

Sobre o Kanban

Kanban é método japonês aplicado nas empresas para assegurar a eficiência da produção (tornando visíveis e disponíveis todas as informações inerentes ao processo), disciplinar o fluxo de materiais, auto-controle do sistema de programação e controle de produção. Na área da saúde, essa metodologia é adaptada e aplicada em unidades de urgência e emergência para melhorar o fluxo e resolutividade dos pacientes internados. O método trabalha com codificação de cores que avalia o tempo dos pacientes nas emergências, direcionando as ações para agilizar os atendimentos e alnçançar mais eficiência.

Atendimento no HSM

Atualmente, o Hospital de Saúde Mental conta com Emergência 24 horas, ambulatórios de especialidades (Geriatria, Sertrans, Epilepsia, ATASH, Alto Custo), dois Hospitais-Dia com 60 leitos distribuídos no atendimento a psicóticos e dependentes químicos, um Núcleo de Atenção à Infância e Adolescência, uma Unidade de Desintoxicação (álcool e outras drogas) com 20 leitos masculinos e quatro Unidades de Internação, duas masculinas e duas femininas com quarenta leitos cada.