Novo diretor toma posse no Hospital de Saúde Mental

29 de março de 2019 - 14:38 # # #

Assessoria de Comunicação do HSM - Milena Fernandes

O médico psiquiatra Frederico Emmanuel Leitão Araújo é o novo diretor-geral do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), do Governo do Estado. A posse aconteceu nesta quinta-feira (28), na unidade de saúde. O psiquiatra já fazia parte da Direção do HSM, atuando como diretor técnico no período de 2016 a 1019.

Durante a solenidade de posse, ele citou os pilares que irão nortear o trabalho como diretor-geral do hospital psiquiátrico. “Queremos uma gestão aberta ao diálogo, ao equilíbrio, devemos trabalhar sempre escutando as opiniões diversas e respeitando as adversidades. A valorização dos colaboradores é outra vertente necessária, pois não trabalhamos sozinhos. Não somos detentores da verdade e cada colaborador tem seu jeito, sua importância na instituição”, ressaltou.

Na ocasião, também foi realizada uma homenagem a ex-diretora-geral Magaly Ferreira Mendes, que esteve à frente da direção do hospital durante três anos. Ela recebeu uma placa e um ramalhete de flores entregues pela ex-diretora-clínica, Jeceline Tavares, e pelo atual diretor.

Em seguida, Magaly Mendes fez o descerramento da placa com a foto dela entre uma galeria de fotos dos ex-diretores. Ela se destacou por ser a primeira mulher a ocupar o maior cargo do HSM. Em seu discurso, Magaly reconheceu o empenho de todos que colaboraram com a unidade hospitalar e agradeceu o trabalho realizado em equipe, ressaltando as qualidades dos gestores.

Além da participação de diversos profissionais do HSM, também estiveram presentes na solenidade, a supervisora do Núcleo de Saúde Mental do Estado do Ceará, Maria Michele Bezerra, e o titular da Superintendência de Apoio à Gestão da Rede de Unidades da SESA, Ernani Ximenes Rodrigues.

Nova Direção

O diretor Frederico Emmanuel Leitão Araújo, mais conhecido como Fred, tem formação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará, em 2003; Residência em Psiquiatria no HSM (2008); Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Atuou no Programa de Saúde da Família, trabalhou por mais de oito anos no CAPS geral da Regional 5. Foi professor substituto da disciplina de psiquiatria do curso de Medicina da UFC e da UECE. Atuou também como psiquiatra assistente e preceptor da Residência Médica do HSM (2008). Foi diretor técnico do Hospital de Saúde Mental no período de abril de 2016 a janeiro de 2019.