Semana de Prevenção à Tuberculose inicia nesta sexta, dia 22

20 de março de 2019 - 12:45 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter: Fátima Holanda

A Secretaria da Saúde do Ceará inicia nesta sexta-feira, 22, às 9 horas, a Semana de Prevenção à Tuberculose no Ceará, na Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus do Porangabussu. A programação encerra no dia 4 de abril.

Haverá atividades educativas no Terminal da Parangaba (23), no Mercado São Sebastião (26), webpalestra (28) e Fórum Cientifico (29). O encerramento da Semana será com uma palestra na Escola Mario Alencar. A programação terá parceria da Secretaria de Saúde de Fortaleza, Secretaria de Educação do Ceará, da Associação de Amparo aos Pacientes de Tuberculose, Universidade Federal do Ceará e Conselho Federal de Fisioterapia do Ceará.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível causada por uma bactéria que afeta prioritariamente os pulmões (tuberculose pulmonar), 90% dos casos é dessa forma. Existe também a tuberculose extrapulmonar que pode acometer outros órgãos e sistemas como ossos, rins, meninges, pleura, olhos.

Tosse por mais de três semanas é um sinal de alerta. Procure um posto de saúde mais próximo da sua casa.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é através do exame de escarro que chama de baciloscopia. São coletadas duas amostras e essas amostras vão para o laboratório. O exame dando positivo, inicia-se de imediato o tratamento. O tratamento da tuberculose é gratuito, dura seis meses e pode ser feito em uma Unidade Básica da Saúde.

“O mais importante é que o paciente não deve abandonar o tratamento, em torno do segundo e terceiro mês há uma melhora significativa dos sintomas”, lembra Sheila Santiago, coordenadora do Programa da Tuberculose do Estado.

Em 2018, foram confirmados 3.791 casos da doença e 222 óbitos. Neste ano, até 9 de março, foram registrados 473 casos de tuberculose com oito óbitos, de acordo com a planilha de doenças de notificação compulsória divulgada pela Sesa toda semana.
Data comemorativa

O Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose foi lançado em 1982 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra TB e Doenças Pulmonares (International Union Agaist TB and Lung Disease – IUATLD). A data lembrou os 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, por Robert Koch.

 Programação

22 de março, às 9 horas
Palestra sobre Tuberculose: diagnóstico e tratamento
Departamento de Enfermagem da UFC

23 de março, às 8 horas
Atividades Educativas
Terminal de Papicu

24 de março, às 8h30min
Busca de SR na população em situação de Rua
Praça do Liceu

27 de março, às 8 horas
Atividades Educativas
Terminal de Parangaba

às 9 horas
Mercado São Sebastião

28 de março, às 9h30min
Webpalestra sobre Tuberculose

29 de março, às 8h30min
Fórum Científico
Escola de Saúde Pública do Ceará

1º de abril, às 9 horas
Posse do Comitê Estadual de Controle da Tuberculose
Auditório da Secretaria da Saúde do Ceará

04 de abril, às 9h30min
Palestra
Escola Mário Alencar