Sustentabilidade também faz parte de cuidado à saúde

1 de março de 2019 - 15:32 # # # #

Assessoria de Comunicação do HRC -Raquel Oliveira

O Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, é referência em atendimento de alta complexidade. Primeiro hospital terciário construído pelo Governo do Ceará no interior, o HRC desenvolve ações para além do cuidado clínico. Uma delas é a coleta seletiva.

O trabalho realizado pela Comissão de Gerenciamento de Resíduos do HRC incentiva os colaboradores a descartarem os materiais recicláveis de forma correta. O resultado foi um crescimento considerável da consciência sustentável e o respeito ao meio ambiente. A coleta passou de 22 toneladas em 2016 para 26.589 toneladas em 2018.

“Nós entendemos que o cuidar é uma palavra que engloba a vida como o todo. Se não cuidamos da saúde do meio ambiente, não cuidamos da nossa própria saúde. Sustentabilidade é ter a responsabilidade com a vida de forma igualitária. Afinal, dependemos da natureza para termos ar, água, alimento, remédios. Se tratamos de um lado e poluímos do outro, não estamos fazendo nada”, ressalta a Nárya Brito, gerente de riscos do HRC.

Entre os produtos coletados estão garrafas PET, canos de PVC, caixas de papelão, papel branco (livros e/ou apostilas usados), sacos plásticos, embalagens não laminadas e bulas de medicamento. O material, após selecionado e pesado na Central de Resíduos, é destinado para uma empresa de reciclagem. Antes de serem encaminhados para reciclagem, no caso dos papeis, eles passam por um triturador.

Resíduos como pilhas e baterias também são coletados. De acordo com Hamanda Gonçalves, assistente administrativa do Núcleo de Hotelaria, há no almoxarifado um coletor específico para receber pilhas e baterias inutilizáveis, no qual a logística reversa acontece.

“As pilhas inutilizadas são destinadas novamente ao fornecedor para serem então descontaminadas e recicladas. Dessa forma, reduzimos a contaminação pelos materiais tóxicos contidos nas pilhas e baterias, que, quando descartados no resíduo comum, contaminam o meio ambiente e podem causar sérios danos à saúde humana”, explica.

A assistente destaca a importância de envolver os colaboradores do HRC nessa campanha diária. “Nosso objetivo é despertar em todos os nossos quase 1.500 colaboradores o senso de responsabilidade ambiental, promovendo uma ação sustentável e benéfica ao meio ambiente e de forma contínua”, diz.