HGF abre processo seletivo para três residências com inscrições até dia 26

20 de fevereiro de 2019 - 17:45 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGF - Débora Morais

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), do Governo do Ceará, inicia nesta quarta-feira, 20, o período de inscrições para as residências Multiprofissional em Transplante de Órgãos e Tecidos e em Fisioterapia Hospitalar. Também reabre o processo seletivo para a Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva Neonatal.

As três residências abrem vagas para candidatos que sejam profissionais graduados ou acadêmicos que estejam cursando o último semestre da graduação. As inscrições ocorrem até terça-feira, 26 de fevereiro.

A seleção da Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva Neonatal destina-se ao preenchimento de uma vaga para Terapeuta Ocupacional. Em Transplante de Órgãos e Tecidos, a oferta de vagas é para as áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e serviço social.

As inscrições serão feitas presencialmente no HGF, na Seção de Ensino, Aperfeiçoamento e Pesquisa (SEAP), das 8 às 16 horas. O candidato deverá entregar o envelope identificado com a documentação exigida e preencher a ficha de inscrição.

A seleção ocorrerá por meio de avaliação teórica, análise curricular e prova prática. O resultado final com os aprovados será divulgado em 25 de março, no site do HGF.

Os programas têm duração de dois anos. As turmas iniciarão as atividades no dia 1º de abril. Os residentes terão direito a bolsa de estudos, férias anuais e refeição.

Residência Multiprofissional em Transplante de Órgãos e Tecidos

Este é o primeiro processo seletivo para Residência Multiprofissional em Transplante de Órgãos e Tecidos do HGF. De acordo com a coordenadora Ivanise Freitas, a construção do projeto foi realizada em conjunto com as chefias e coordenações, trazendo mais uma conquista para os profissionais do Hospital Geral de Fortaleza.

“O HGF iniciou suas atividades no transplante em 1983. Desde então, tem apresentado um crescimento significativo. Isso só é possível devido à interligação das categorias multiprofissionais que a cada dia estão mais engajadas e qualificadas”, declara.

O programa de treinamento em serviço, Residência Multiprofissional em Transplante de Órgãos e Tecidos é cumprido em regime de dedicação exclusiva (Lei no 11.129/2005), não podendo o residente desenvolver outras atividades profissionais, públicas ou privadas no período da sua realização.

A carga horária é de 60 horas semanais, podendo incluir plantões diurnos e noturnos, em sábados, domingos e feriados. A formação terá o total de 5.760 horas (teóricas e práticas), com duração de dois anos.

Residência em Fisioterapia Hospitalar

Esta também será a primeira formação em Fisioterapia Hospitalar do HGF. A coordenadora da residência, Teresa Câmara, ressalta a importância da inclusão de mais essa especialização no programa do hospital.

“Além das atividades e pesquisas a serem desenvolvidas, os residentes terão foco na recuperação funcional do paciente para viabilizar menor tempo de internação e melhor reinserção na sociedade”, destaca.

Residência Multiprofissional em Transplante de Órgãos e Tecidos

Residência em Fisioterapia Hospitalar