Sesa busca ampliar participação de hospitais de ensino na rede de Saúde

8 de fevereiro de 2019 - 17:38 # #

Assessoria de Comunicação da Sesa - Cristiane Bonfim
Fotos: Assessoria de Comunicação HUWC/ Ascom Sesa

Os hospitais de ensino devem ganhar um papel de prioridade na organização da rede de saúde do Ceará. “Esses hospitais são estratégicos para a rede e nós vamos fazer um planejamento estratégico integrado a eles”, disse o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Cabeto). Ele participou de reunião na manhã desta sexta-feira, 8 de fevereiro, com gestores do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC)/ Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e visitou as instalações do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac).

“Os hospitais que fazem ensino, no nosso entender, eles são fundamentais e são prioridade no sistema”, ressaltou o secretário. Para Cabeto, unidades hospitalares que também são de ensino “têm um papel fundamental para a qualificação profissional para que a gente possa melhorar a eficiência e a eficácia do sistema”, explicou. Outros gestores da Sesa também acompanharam a visita, como a secretária executiva de Atenção à Saúde, Tânia Coelho; o secretário executivo de Gestão e Planejamento Interno, João Marcos Maia, e o superintendente da Rede de Unidades (SRU), Ernani Ximenes.

Cabeto destacou índices que os hospitais universitários já praticam hoje, como a internação cirúrgica clínica de duração média de quatro dias no HUWC. “A ideia é que nós possamos aperfeiçoar ainda mais isso e trazer todos os hospitais da rede de saúde do Ceará para esse perfil de atendimento. Eu tenho dito que a eficiência dos leitos hospitalares é fundamental”, destacou.

“O Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh sempre esteve e continua de portas abertas para parceiros como o Governo do Estado, especialmente a Secretaria da Saúde do Estado. E agora que temos à frente da Secretaria o ilustre e Dr. Prof. Carlos Roberto Martins Rodrigues, o Cabeto, essa parceria se reveste de maior importância pela possibilidade de os Hospitais Universitários da UFC integrarem de forma cada vez mais efetiva os serviços de saúde do nosso Estado”, falou o superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/ Ebserh, Luciano Moreira.

O gerente de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospitalar da UFC, Renan Magalhães Júnior; a chefe da Divisão Administrativo-Financeira do Complexo Hospitalar da UFC, Fernanda Almeida; a gerente de atenção à Saúde do HUWC, Josenília Gomes,  e o gerente de Atenção à Saúde da Meac, Carlos Augusto Alencar Júnior, também participaram da reunião com a Sesa.

Santa Casa

Na última quarta-feira, dia 6 de fevereiro, gestores da Sesa foram também à Santa Casa de Misericórida de Fortaleza para conhecerem melhor a capacidade e o funcionamento do hospital. O objetivo é buscar ampliação dos atendimentos e maior participação da unidade na assistência prestada pela rede de saúde no Ceará.

Acompanhado do secretário João Marcos Maia, o superintendente Ernani Ximenes e outros gestores da Sesa, o secretário da Saúde participou de reunião na Santa Casa com o provedor-geral do hospital, Luiz Marques, e dirigentes e médicos da Santa Casa.

A proposta de Cabeto é que a unidade passe a se integrar “de uma forma mais sistemática” à assistência que é prestada aos cearenses e que as unidades que também são de ensino sejam priorizadas pela Sesa. A Santa Casa, que é um hospital filantrópico e que não é gerido pela Secretaria, realizou 71.767 atendimentos em 2018, dentre eles estão 10.245 internações clínicas e cirúrgicas.

O provedor-geral apresentou os serviços prestados pela unidade, que conta com 421 leitos e contribui para a formação profissional de 38 residentes nas áreas de clínica médica, coloproctologia, cirurgia geral, cirurgia de cabeça e pescoço, urologia e oftalmologia. “Estamos muito agradecidos pela visita e por enxergarem a Santa Casa como parte desse processo. Isso é muito importante”, disse o gestor.