Laboratório realiza semana de palestras para farmacêuticos

17 de janeiro de 2019 - 13:11

Assessoria de Imprensa – Lacen/ CIDH/ IPC/ - Suzana de Araújo Mont'Alverne

Na segunda-feira, 21 de janeiro, às 9h30, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), do Governo do Ceará, iniciará uma série de palestras direcionadas aos profissionais de Farmácia. A programação será em alusão ao Dia do Farmacêutico, comemorado em 20 de janeiro. Até o dia 25, diversos temas serão discutidos para capacitação e atualização técnica dos servidores.

“Além das aulas voltadas para a área técnica, nossos profissionais serão motivados a conhecer mais o ambiente de trabalho, para que nossos serviços possam ser ainda mais qualificados”, explica Liana Perdigão, farmacêutica e diretora do Lacen.

A primeira palestra terá o tema “Importância da epidemiologia para os farmacêuticos”. Serão discutidos fatores que influenciam na difusão e propagação de doenças. A aula será ministrada por Eni Terezinha Fleck de Paula Pessoa, farmacêutica bioquímica sanitarista do Governo do Ceará, no auditório do Lacen.

Na terça-feira, 22, às 14 horas, os profissionais participarão do Treinamento em Resíduos no Serviço de Saúde. O engenheiro químico do Lacen, Luiz Angert, orientará sobre descarte, manuseio e transporte dos resíduos aos participantes.

A programação terá também o Encontro de Planejamento Estratégico na quarta-feira, 23. O plano de ação será mostrado pela coordenadora da Qualidade e Biossegurança, Elza Gadelha Lima, e pela chefe do Centro de Análises Clínicas, Ana Carolina Barjud. Ainda no mesmo dia, haverá o curso de Atualização em Biossegurança, para a capacitação dos profissionais na aplicação de boas normas de laboratório. A aula segue até quinta-feira, 24.

Na sexta-feira, 25, estão programadas as palestras “Qualidade do ar interno em ambientes refrigerados”, que terá como facilitador o engenheiro mecânico Sérgio Pinheiro Machado; “Confirmação da paternidade e sua repercussão na vida do adolescente”, que será apresentada pelo farmacêutico Carlos Franco, e “Relação entre gastos e ações da Vigilância Sanitária nos municípios do Ceará”, ministrada por Antônio Carlos Fraga.