Semana de mobilização incentiva doação de medula óssea

17 de dezembro de 2018 - 16:36 # # # #

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, Hemoce, da rede pública do Governo do Ceará, realizou na manhã desta segunda-feira, 17, solenidade para homenagear os doadores de medula óssea. A ação faz parte da programação da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, que ocorre entre os dias 14 a 21 de dezembro.

O evento, intitulado como “Festa da Gratidão”, teve como objetivo homenagear, agradecer e reforçar a importância de ser um doador. Na solenidade, os doadores assistiram à apresentação musical e artística com coreografia natalina da Escola de Dança Yaline Saboia.

Só no ano de 2018, doze pessoas cadastradas pelo Hemoce no Redome foram compatíveis com pacientes que aguardavam transplante de medula óssea. Dentre elas, a costureira Antônia Machado, que recebeu a medalha de reconhecimento. Este ano, ela foi surpreendida com uma ligação do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). “Quando me disseram que eu era compatível e podia doar para quem estava precisando, eu fiquei muito, muito feliz, e naquele momento eu estava passando por um período delicado, porque eu tinha acabado de perder minha mãe, então tudo isso me deixou muito sensibilizada”, contou.

Durante a solenidade, todos os doadores do ano receberam a medalha de reconhecimento. “É apenas uma pequena demonstração da nossa gratidão, porque a oportunidade de salvar uma vida é algo tão valioso que não tem nem como mensurar. Cada vez que a gente fica sabendo que existe a compatibilidade é uma festa. E hoje é um dia para dividir com todos a nossa alegria”, disse Francisca Rodrigues, coordenadora do setor de medula óssea do Hemoce.

Além das apresentações culturais, doadores de medula que moram em outros estados e realizaram a coleta de medula no Hemoce gravaram depoimentos. “O que posso dizer é que é um procedimento rápido, simples, para uma finalidade imensurável que é poder salvar a vida de uma pessoa. Então, faça o cadastro que um dia você pode ser o anjo na vida de alguém”, declarou o doador Rafael Gondim.

Cadastro de medula óssea

Desde 2000, o Hemoce já cadastrou cerca de 184 mil pessoas como possíveis doadores de medula óssea no Redome. O Ceará é o estado da região Norte e Nordeste com maior número de voluntários para doação de medula. O Hemoce também coleta células para transplante de medula alogênico não aparentado em pacientes de outros estados e países. Desde 2012, foram feitas 56 coletas, sendo 32 para transplante de medula óssea em outros estados e 24 em outros países (Estados Unidos, França, Itália, Portugal, Canadá, Argentina, Holanda e Turquia).

Doação de medula

A doação de medula pode ser feita de duas maneiras: por punção direta onde a coleta é realizada com agulha, na região da bacia, um procedimento que leva cerca de 40 minutos, ou por coleta na veia do braço, em um equipamento chamado de máquina de aférese. De acordo com a diretora geral do Hemoce, antes do voluntário realizar a doação, é feita uma bateria de exames para verificar as condições de saúde do doador e garantir segurança tanto para quem doa como para o paciente.

“Com o resultado dos exames satisfatórios, se a coleta for feita por aférese, o próximo passo é estimular a produção de medula óssea através de uma medicação. As células irão se multiplicar e assim podem ser coletadas. O único efeito colateral do medicamento é que ele pode causar dor no corpo, como uma gripe”, explica a hematologista Luciana Carlos.
Como se cadastrar para doação de medula óssea

Para se cadastrar, o voluntário precisa ter entre 18 e 55 anos de idade, estar saudável, não ter sido diagnosticado com câncer alguma vez e apresentar um documento de identificação oficial com foto. Para concluir a etapa, o doador preenche uma ficha com dados pessoais e é coletada uma amostra de 5ml de sangue. O voluntário pode realizar o cadastro em todas as unidades de coleta do Hemoce.