Antes do feriado de Natal, doe leite materno

17 de dezembro de 2018 - 14:45 # # #

Debora Morais Assessoria de Comunicação do HGF

O Natal também é sinônimo de solidariedade. Muitas pessoas reservam esse momento para a realização de boas ações. E é nesse espírito de benevolência que o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), do Governo do Ceará, convida as mães que estão amamentando e têm leite excedente para doarem ao Banco de Leite Humano do HGF.

Atualmente, 43 crianças prematuras estão internadas nas Unidades de Terapia Intensiva da Neonatologia (UTIN), precisando do leite materno, que auxilia na recuperação rápida desses bebês. “Esses nenéns necessitam da colaboração das mães que estão na fase de amamentação”, alerta a enfermeira Saionara Oswaldina.

O Banco de Leite do HGF orienta gestantes e mães sobre pré-natal, amamentação, teste do pezinho, doação e ainda é responsável pela captação, pasteurização e distribuição de leite para os recém-nascidos internados na UTIN. Natalia de Sousa Carvalho, 24 anos, esteve no HGF na manhã desta segunda-feira, 17, para o teste do pezinho da filha Maria Ohana, de 8 dias, e aproveitou para se informar sobre como doar leite.

Ela foi orientada sobre como fazer a pega correta para amamentar, ordenha, e recebeu os potes de vidro para realizar a coleta do leite em casa para doação. “Na minha primeira filha, eu lembro que o meu peito doía muito, mas eu não entendia muito sobre doação de leite humano. Já na segunda, eu estou com mais experiência e entendo a importância desse ato. Além de me ajudar, também irá contribuir para outros bebês que precisam”, explica.

Neste ano, até novembro de 2018, o Banco de Leite Humano do HGF realizou 6.707 atendimentos em grupo e 3.702 individuais. Os números registrados superaram o índice de 2017, quando foram 8.323 atendimentos às mães que buscam orientações.

Doe leite materno

Toda mãe que amamenta pode ajudar a manter o estoque do Banco de Leite Humano do HGF e ajudar os bebês hospitalizados. Para doar, a mãe pode ir até o banco de leite do hospital ou ligar para o (85) 3101-3335 e solicitar a coleta do leite materno na própria residência. O HGF tem um veículo que recolhe o leite todos os dias da semana, em dois turnos. As equipes levam às mães um kit doação para realizar a ordenha de forma correta.

O Banco de Leite Humano do HGF atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, e realiza frequentemente campanhas para a arrecadação de frascos de vidro, usados para armazenar o leite materno doado. Os vidros doados devem ter tampa de plástico, como aqueles de maionese ou café solúvel.

Serviço:
Banco de Leite Humano do Hospital Geral de Fortaleza
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8 às 16h
Rua Ávila Goulart, 900, Papicu, Fortaleza