Ciclismo inicia atividades do Dezembro Vermelho neste sábado (1º)

29 de novembro de 2018 - 10:59 # #

Assessoria de Comunicação da Sesa - Cristiane Bonfim/ Marcus Sá/ Helga Rackel

Neste sábado, 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizará a “Pedalada da Prevenção”, no trecho do Aterro da Praia de Iracema com a Praça do Bisão, das 7h30 às 11 horas. A concentração será às 7 horas, em frente à Estátua de Iracema Guardiã, na Av. Beira Mar, esquina com a Rua Ildefonso Albano. A iniciativa, que também marca os 30 anos de luta contra a Aids, conta com a parceria da Secretaria de Saúde de Fortaleza e do Movimento Social de Luta contra a Aids e visa mobilizar, promover e incentivar a prevenção da infecção pelo HIV e a qualidade de vida para as pessoas vivendo com HIV/aids.

“A data tem como objetivo o reforço da solidariedade, da tolerância, da compaixão e da compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids”, ressalta Telma Martins, técnica do Grupo de Trabalho Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/ Aids/ Hepatites Virais da Sesa. No dia 27 de outubro de 1988, a Assembleia Geral da ONU e a Organização Mundial de Saúde instituíram o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids.

A Pedalada da Prevenção inicia o cronograma de ações em alusão à Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, o Dezembro Vermelho. A campanha, instituída pela Lei Federal nº 13.504, de 7 de novembro de 2017, tem o foco na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids. Durante todo o mês, a Sesa e o Hospital São José, unidade de referência no tratamento de pessoas com aids da rede pública do Governo do Ceará, terão suas fachadas iluminadas na cor vermelha.

As ações do Dezembro Vermelho serão realizadas em parcerias entre o poder público e sociedade civil, de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para enfrentamento da Aids e outras ISTs. A programação no Ceará terá atividades como encontro com os profissionais dos serviços de referência em HIV/Aids, oficinas de prevenção, monitoramento e avaliação das ações de controle das IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, realização de teste rápido, mobilizações nas escolas.

De acordo com a atualização semanal das Doenças de Notificação Compulsória, referente à Semana Epidemiológica 47 (até 24 de novembro), publicada pela Secretaria da Saúde do Estado, foram confirmados este ano 1.060 casos de infecção por HIV, 651 casos de Aids e 128 óbitos.

Programação

Fortaleza

1º de dezembro – Dia Mundial de Luta contra a Aids

Concentração: 7 horas
Estátua de Iracema Guardiã, na Av. Beira Mar, esquina com a Rua Ildefonso Albano

Ciclismo: 7h30 às 11 horas
Trecho do Aterro da Praia de Iracema com a Praça do Bisão

Dia 6

Encontro com os profissionais dos Serviços de Referência em HIV/Aids
8h30 às 16 horas
Secretaria da Saúde do Ceará (Auditório Waldir Arcoverde) – Av. Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema

Dia 7

Oficina de Monitoramento e Avaliação das Ações de Controle das IST, HIV/Aids e Hepatites Virais
8 às 17 horas
Hotel Plaza Praia Suítes – Rua Barão de Aracati, 94, Praia de Iracema

Dia 11

Oficina de Prevenção às IST/HIV/Aids com os adolescentes do Programa Primeiros Passos
14 às 16 horas
Secretaria da Saúde do Ceará (Auditório Waldir Arcoverde) – Av. Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema

Dia 19

Mobilização Fique Sabendo – Teste Rápido para HIV
8 às 12 horas
Vapt Vupt Antônio Bezerra – Rua Demétrio Menezes, 3750, Antônio Bezerra

Dia 20

Mobilização Fique Sabendo – Teste Rápido para HIV
8 às 12 horas
Vapt Vupt de Messejana – Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408, Messejana