Semana de prevenção à lesão por pressão acontece de 26 a 30 de novembro

23 de novembro de 2018 - 16:58 # # #

Assessoria de Comunicação do HGF - Débora Morais

Entre os dias 26 a 29 de novembro, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública de saúde do Governo do Ceará, através da equipe de estomoterapia da unidade, realiza mais uma edição da Semana de Prevenção de Lesão por Pressão. A atividade tem como objetivo conscientizar os pacientes e acompanhantes sobre os tipos de lesões de pele decorrentes do internamento e dispositivos adequados para tratamento.

Durante os quatro dias de atividade, a equipe realizará uma ação social com práticas lúdicas, abordando o tema de prevenção. “Nós estaremos em toda unidade de internação do hospital, realizando essas atividades em busca do melhor conhecimento, prevenção e cuidado, não só do profissional de saúde, mas também dos pacientes e acompanhantes”, fala a enfermeira Cláudia Carneiro, coordenadora do serviço de estomoterapia do HGF.

Ainda conhecida popularmente como escara, a lesão por pressão ocorre devido à interrupção sanguínea em uma determinada área do corpo. Isso acontece por causa do aumento da pressão em um período prolongado, quando o paciente fica na mesma posição. Além de prolongar a permanência dos pacientes nos hospitais, esse tipo de lesão aumenta o risco de infecções e pode ainda ser a causa de reinternações após alta hospitalar.

Atendimento ambulatório

Os pacientes que são acompanhados pela equipe de estomoterapia do ambulatório do HGF são aqueles que tiveram alta e podem ser cuidados em casa. O serviço funciona nos dias de segunda, quarta e quinta-feira, das 7 horas ao meio-dia e das 13 às 17 horas, e também às terças-feiras, no ambulatório da uroginecologia, das 13 às 17 horas, no 1º andar do edifício Régis Jucá.

Programação

26/11 – Ação nas alas A, G, H, TX renal e CTI
27/11 – Atividades nas alas C, D, S, salas de recuperação e TX hepático
28/11 – Ação nas alas E, F, U, I, J, AVC e 1º andar da emergência
29/11 – Dia D de conscientização sobre lesão por pressão no hall da entrada principal do hospital, com distribuição de laço simbólico, folder explicativo sobre as medidas preventivas e entrega de kits para os pacientes sobre a temática.

 

Serviço:

Semana de Prevenção de Lesão por Pressão do HGF
Horário: 8 às 17 horas
Local: HGF (Unidade de internação e edifício Régis Jucá) – Rua. Ávila Goulart, 900, Papicu
Informações: (85) 3101-6670