Cem pacientes são atendidos no mutirão do olho

14 de novembro de 2018 - 18:14 # # # #

Assessoria de Comunicação do CIDH - Suzana Mont'Alverne

O Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CiDH), do Governo do Ceará, realizou na manhã desta quarta-feira, 14, Dia Mundial do Diabetes, o “Mutirão do Olho” para mapeamento, rastreamento de doenças oculares nas pessoas portadoras de diabetes. Foram atendidas 100 pessoas durante a ação, e cinco delas apresentaram retinopatia diabética, tratada com uma aplicação de laser, feita durante o exame de fundo de olho.

A retinopatia diabética é uma das consequências mais graves do diabetes mal controlado. “O agravo é uma das principais causas de cegueira nos adultos”, comenta Adriana Forti, endocrinologista e diretora do CIDH. A doença é caracterizada pelo acúmulo de açúcar nos vasos sanguíneos que irrigam a retina. A alta concentração de açúcar vai danificando as células, formando assim edemas na retina. “Esse acúmulo na parede dos vasos pode levar ao bloqueio da passagem do sangue e pode ocasionar hemorragia”, reforça.

O exame de fundo de olho precisa ser feito uma vez por ano. Anderson Cleiton da Silva Ferreira, 34, foi diagnosticado com diabetes aos 28 anos e nunca tinha feito o exame. “Sofri um acidente de moto e o nervo do meu olho murchou e às vezes embaça. Isso já incomoda, por isso estou aqui hoje, para evitar maiores complicações”, diz.

A medida que a retinopatia evolui, a doença apresenta sintomas como pontos ou manchas escuras na visão, além de ficar embaçada. A visão também pode alterar periodicamente de borrada para clara e prejudicada à noite, assim como pode ocorrer a perda da visão central ou periférica.

O diabetes é uma doença que não tem cura, mas tem controle. Ir ao médico regularmente; seguir uma dieta saudável, rica em frutas e verduras; praticar atividades físicas regularmente e fazer o uso dos medicamentos corretamente são fundamentais para o controle do diabetes. “Outro fator importantíssimo é que diabético se apodere do problema. O tratamento só tem eficácia com essa conscientização”, alerta Adriana.

Ações em novembro

O pé diabético está entre as complicações mais frequentes causadas pelo diabetes mal controlado. E também ganha espaço na programação. A ação “Pegando no Pé”, acontecerá no sábado, 24 de novembro, no CIDH, a partir das 8 horas. Trabalhando em estações, profissionais da fisioterapia e ortopedia farão avaliações físicas funcionais, que analisam o comprometimento ósseo e articular dos pés dos pacientes. Os participantes terão ainda uma oficina sobre os cuidados com os pés e uso de calçados adequados.