Pacientes participam de ação educativa sobre diabetes no dia 13

9 de novembro de 2018 - 11:25 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa - Cristiane Bonfim/ Marcus Sá/ Helga Rackel
(85) 3101.5221 / 3101.5220

O diabetes é uma doença silenciosa. O consumo de uma alimentação saudável aliado à prática de exercícios físicos são as principais formas de prevenir a doença. Para reforçar a importância da prevenção e orientar sobre diagnóstico e tratamento do diabetes, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), do Governo do Ceará, realizará na terça-feira, 13 de novembro, palestras e atividades lúdicas para seus pacientes, acompanhantes e colaboradores.

A ação ocorrerá das 8 às 17 horas, organizada pelo serviço de endocrinologia do HGF. As palestras serão ministradas por endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros e educador físico do hospital. Conforme o médico endocrinologista Newton XXX, o objetivo é educar, esclarecer e informar mais sobre as complicações da doença e dar apoio aos familiares. “O diabates atinge milhões de pessoas, causa impacto social e econômico para o sistema de saúde e, de maneira bastante direta, afeta a vida de toda a família”, afirma.

O Dia Mundial do Diabetes é celebrado em 14 de novembro. A campanha deste ano tem o tema “A família e o diabetes”. Para o médico, abrir esse espaço e discutir sobre o diabetes no mesmo período do Novembro Azul, campanha de prevenção do câncer de próstata, é reforçar a prevenção e a promoção da saúde neste mês. “O Diabetes diz respeito a toda a família”, ressalta Neuton Gomes

Diabetes Mellitus

É uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose e a falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

Prevenção e controle

Pacientes com história familiar de diabetes deve manter o peso normal; não fumar; controlar a pressão arterial; evitar medicamentos que potencialmente possam agredir o pâncreas e praticar atividade física regular.

Já os pacientes que têm diabetes devem realizar exame diário dos pés para evitar o aparecimento de lesões; manter uma alimentação saudável; utilizar os medicamentos prescritos; praticar atividades físicas e manter um bom controle da glicemia, seguindo corretamente as orientações médicas.