Hospital São José faz campanha de prevenção no Dia da Saúde Bucal

24 de outubro de 2018 - 08:36 # # #

Assessoria de Comunicação do Hospital São José Franciane Amaral
(85) 3101.2324

Nesta quinta-feira, 25, Dia Nacional da Saúde Bucal, dentistas e estagiários do serviço de odontologia do Hospital São José (HSJ), do Governo do Ceará, fazem uma campanha para mobilizar pacientes e funcionários sobre a importância dos cuidados com os dentes. Haverá palestras com distribuição de panfletos e outros materiais educativos e também serão entregues kits de higiene bucal que foram doados pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Fortaleza (Unifor). A ação ocorrerá das 8h30 às 11 horas.

No Hospital São José, o trabalho de cuidados com a saúde bucal acontece diariamente. O ambulatório de odontologia do HSJ atende mais de 10 pacientes por dia. São pacientes que já fazem outros tratamentos no hospital e têm acesso aos serviços de cirurgia dentária, dentística restauradora, periodontia, além de exames especializados. “Nosso atendimento acontece de duas formas: os pacientes que fazem acompanhamento do HSJ têm as consultas agendadas periodicamente. E fazemos também as interconsultas nas próprias enfermarias da unidade. Os médicos avaliam o paciente, observam a necessidade e chamam os dentistas que fazem o atendimento no próprio leito, se o paciente não puder se locomover”, explica o dentista do Hospital São José, Lúcio Almeida.

O José Filho (nome fictício) é paciente do HSJ há oito anos e esta é a quarta vez que vem a uma consulta com o dentista. Ele fala de como as dores de dente acabaram e como melhorou a autoestima depois que começou o tratamento dentário no hospital. “Eu tinha tanta vergonha, pois meus dentes eram estragados e feios. E ainda apareceram umas bolhas estranhas na minha boca. Depois que comecei o tratamento aqui com o dentista, nada mais de dores e os dentes ficando bonitos”, diz o paciente.

As bolhas na boca, citadas pelo José Filho poderiam ter causado sérios problemas se ele não tivesse iniciado logo o tratamento dentário. De acordo com o dentista Lúcio Almeida, alguns problemas na boca podem causar ou agravar doenças sérias como infecções pulmonares e das articulações, como artrite reumatoide e até diabetes, que aumenta a propensão para o desenvolvimento de doenças periodontais e outros problemas de saúde bucal, como feridas, perda óssea ao redor dos dentes e boca seca. Ao mesmo tempo, as doenças periodontais podem agravar o diabetes, criando um ciclo muito perigoso para a saúde geral dos pacientes. Em alguns pacientes que já têm doenças crônicas ou que sejam imunossuprimidos (imunidade baixa), a deficiência na saúde bucal pode causar lesões na boca que acabam evoluindo para infecções como candidíase e herpes.

Todo o trabalho no consultório é reforçado com palestras que orientam os cuidados com a boca que os pacientes devem ter em casa. Escovar os dentes após as refeições, observar aparecimento de algo estranho como bolhas ou ferimentos.

Atendimento odontológico

O atendimento odontológico no Hospital São José é diário e ocorre nos dois turnos, manhã e tarde, com agendamento para os pacientes que são acompanhados em outros serviços do HSJ. Mais informações pelo telefone: (85) 3101-2343.