Dia das Crianças é comemorado no HGF

11 de outubro de 2018 - 16:50 # # #

Assessoria de Comunicação do HGF - Débora Morais
(85) 3101.7086

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública de saúde do Governo do Ceará, promoverá uma série de atividades lúdicas e de humanização para celebrar o Dia das Crianças. A programação do mês de outubro terá continuidade nesta segunda-feira, 15, às 8h30, e ocorrerá até 19 de outubro, na enfermaria da pediatria.

Ao longo da semana, o setor de internação da pediatria terá uma programação voltada para as crianças e os adolescentes. Haverá gincanas, distribuição de brinquedos, palhaçoterapia, sessão de cinema, contação de histórias, lanches, bailarina e a turma do Ecopoint para animar a criançada.

Na primeira semana do mês de outubro, as mãos ágeis e cuidadosas do cabeleireiro Francisco Roberto Alexandre, 53, começou a transformar a autoestima das crianças e adolescentes que estavam na enfermaria do HGF. Seu Roberto está internado na unidade para fazer uma cirurgia de glomo carotídeo, e sabendo da comemoração das crianças, se ofereceu para realizar a ação.

Os 30 anos de trabalho no seu salão, localizado no bairro Papicu, em Fortaleza, poderiam ter feito de Roberto mais um funcionário comum, mas ele relata que sempre teve essas iniciativas e se sente completo por ajudar outras pessoas. “As pessoas que estão internadas têm muita necessidade de se ver novamente no meio da sociedade. Foi muito bom vê-los felizes com os cortes, pois uns já estavam internados há algum tempo e quando fazemos um trabalho como esse, eles se contaminam de energia positiva”, fala.

Para Elizabeth Véscia, chefe da Pediatria do HGF, essas iniciativas renovam as forças daqueles que estão internados, pois diminui a rotina exaustiva do tratamento. “A comemoração sempre proporciona momentos de alegria para a estadia das crianças e dos adolescentes que estão internados, pois temos toda a interação da integração da equipe multiprofissional com os pacientes e as famílias”, ressalta.

Atendimento no HGF

O serviço de pediatria do HGF cuida de crianças com problemas renais, reumatológicos, lúpus, desnutrição e doenças infectocontagiosas. Tem uma média de 1.278 atendimentos por mês e a maioria, dependendo do quadro clínico, é acompanhada rotineiramente. Até setembro de 2018, o ambulatório atendeu 10.223 crianças. A enfermaria da Pediatria conta com 36 leitos sendo cinco destes destinados à internação para otorrinolaringologia.

O primeiro atendimento no Hospital Geral de Fortaleza ocorre por meio de encaminhamento do paciente pelo posto de saúde ou outro hospital. O HGF é referência o atendimento a casos graves e de alta complexidade.

Programação

Segunda-feira, dia 15
8h30min – Turma do Ecopoint
15h – Apresentação de Palhaços

Terça-feira, dia 16
8h30min – Apresentação de palhaços
15h – Sessão de cinema

Quarta-feira, dia 17
8h30min – Gincana com as crianças
15h – Bingo com prêmios

Quinta-feira, dia 18
8h30min – Atividade com a Turma de Psicologia
15h – Atividade com a turma de psicologia

Sexta-feira, dia 19
8h30min – Apresentação musical e bailarina
15h – Sessão de cinema

 

 

Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086
debora.morais@hgf.ce.gov.br