Durante as férias, atualize as vacinas de toda a família

4 de julho de 2018 - 11:50 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa - Cristiane Bonfim/ Marcus Sá/ Helga Rackel
(85) 3101.5221 / 3101.5220

Chegaram as férias escolares e para melhor desfrutar o período sem surpresas desagradáveis a dica da Secretaria da Saúde do Ceará é manter a saúde em dia. Para evitar doenças e aumentar as chances de umas férias saudáveis, a sugestão é que as famílias reservem um pouco do tempo disponível para atualizar a caderneta de vacinação das crianças, dos jovens, das gestantes, dos adultos e dos idosos e assim deixar todos protegidos durante e depois das férias.

O calendário básico de vacinação brasileiro é definido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e estabelece as vacinas consideradas de interesse prioritário para a saúde pública do país. Atualmente é constituído por 15 vacinas recomendadas à população, desde o nascimento até a velhice, oferecidas gratuitamente nas unidades básicas de saúde e nos postos de vacinação da rede pública. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) tem como principal objetivo manter o controle de todas as doenças que podem ser erradicadas ou controladas com o uso da vacina.

A vacina é um dos mecanismos mais eficazes na defesa do organismo humano contra agentes infecciosos e bacterianos. De acordo com a coordenadora estadual de imunizações, Ana Vilma Leite Braga, o período das férias de julho é ideal para a atualização do cartão de vacina de toda a família. “Este é o momento. Vamos trabalhar a prevenção, evitando doenças que podemos prevenir com vacinas. As vacinas estão distribuídas em todo estado do Ceará, durante todo o ano”, ressalta.

O Calendário Nacional de Vacinação das crianças contempla vacinas para várias doenças que podem ser muito graves ou mesmo até fatais, como: poliomielite, difteria, coqueluche, tétano, tuberculose, meningite, pneumonias, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, diarreia por rotavírus e influenza. Adolescentes também devem atualizar o cartão de vacina, pois doenças como HPV, meningite, hepatite B, sarampo, caxumba, rubéola podem causar prejuízos à saúde dessa população.

A imunização durante a infância e a adolescência ajuda na prevenção de doenças e auxilia a evitar surtos. “Neste mês de julho, aproveitem o papai e a mamãe, levem as crianças, os adolescentes e a família. Vá a um posto de saúde mais próximo de sua residência para tomar sua vacina”, aconselha.

Saiba quais são as vacinas que você e sua família deve tomar: Calendário Básico de Vacinação 2018.