Escola de Saúde Pública celebra 25 anos de fundação e inaugura nova estrutura

3 de julho de 2018 - 17:50 # # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing - Escola de Saúde Pública do Ceará / (85) 3101.1412

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), órgão vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará, comemora 25 anos nesta quarta-feira, 4 de julho. Ao longo da manhã, a instituição realizará uma série de atividades em celebração ao Jubileu de Prata e contará com a presença de autoridades e profissionais da saúde para celebrar este importante momento da saúde pública do Estado.

O evento tem início às 7h30, na sede da ESP/CE, com o hasteamento do Pavilhão Nacional sob o acompanhamento da Banda de Música da Polícia Militar. O momento será seguido do descerramento das placas de inauguração do prédio da Escola e do Auditório, que foi renomeado em homenagem à Professora Maria José dos Santos Ferreira Gomes. O auditório foi totalmente reformado, com nova iluminação e sistema de som, e está preparado para receber um público de aproximadamente 300 pessoas.

Como parte da programação, haverá um café da manhã para os convidados, entrega dos álbuns de lançamento do Selo de 25 anos da ESP/CE, apresentação da Camerata de Violões do Liceu do Conjunto Ceará e lançamento do livro ‘A administração Pública em Debate’.

A solenidade é um marco na história da saúde pública do Estado por oferecer ao povo cearense uma estrutura de ensino totalmente revitalizada e moderna, com recursos tecnológicos aprimorados e melhoria dos espaços físicos e da rede lógica (infraestrutura de telecomunicações). A reforma teve início em março de 2017 e contou com o apoio e parceria do Ministério da Saúde e do Governo do  Ceará.

Nessa nova etapa, a ESP/CE passa a contar com novas salas de aulas, auditório e miniauditórios totalmente reformados e ampliados, uma recepção mais funcional, novas instalações hidráulicas, elétricas e do cabeamento para internet, nova sinalização e pintura dos ambientes internos e externos, além de espaços de convivência como jardins e a Praça da Escola.

A cerimônia oficializará também a Assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a ESP/CE e a Prefeitura do Crato, que passará a contar com um núcleo para o desenvolvimento de cursos e capacitações nas modalidades de Educação Profissional para nível médio e superior na área da saúde. A ação é uma parceria interinstitucional entre a Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps) e a Diretoria de Pós-Graduação em Saúde (Dipsa) da ESP/CE e a Prefeitura do Crato.

Histórico

Instituição de ensino superior reconhecida pelo Conselho de Educação do Ceará, a ESP/CE foi criada em 22 de julho de 1993 sob a forma de uma autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (SESA). Ela nasceu do sonho de operacionalizar a política de educação permanente em saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará.

Desde o início das atividades, a ESP/CE teve o desafio de compor e acompanhar uma complexa rede de formação, em parceria com universidades, escolas e cursos profissionalizantes, e hoje, 25 anos depois, essa atuação se amplia e se solidifica em municípios por todo o Ceará.

A oferta de cursos, de nível técnico e especializações, tem capacitado milhares de profissionais e trabalhadores de saúde do Ceará, a maioria deles do interior do Estado. Dessa forma, o Ceará ganhou uma Escola voltada para educação continuada dos profissionais de saúde, com capacidade estrutural e técnica para a realização de cursos de atualização, capacitação e aperfeiçoamento de recursos humanos para o SUS e, também, para a pesquisa e produção de conhecimento científico na área da saúde pública.

A ESP/CE atua como centro de excelência e disseminação do conhecimento em um cenário de amplos desafios do sistema de saúde brasileiro. Ao longo de sua trajetória, construiu mecanismos para um novo espaço na educação, na gestão e na atenção à saúde. A instituição segue atuando junto à população cearense em um processo contínuo de desenvolvimento sustentável, visando a construção de uma história embasada em valores cujos pilares são transparência, confiança, responsabilidade, compromisso social e inovação.

Celebração dos 25 anos da ESP/CE e Reinauguração da Sede
Local: Escola de Saúde Pública do Ceará – Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles