Curso prepara profissionais para manejo obstétrico da hemorragia

26 de junho de 2018 - 16:26 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa - Cristiane Bonfim/ Marcus Sá/ Helga Rackel

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizará na quinta e sexta-feira, 28 e 29 de junho, o curso Manejo Obstétrico da Hemorragia para profissionais médicos e enfermeiros obstetras de unidades de saúde da Macrorregião Norte. O curso, promovido pelo Núcleo de Saúde da Mulher, Adolescente e Criança (Nusmac), será realizado no auditório do Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, da rede pública de saúde do Governo do Ceará. No encerramento do treinamento, serão distribuídos trajes antichoque não pneumáticos (TANs) para os hospitais da Macrorregião de saúde.

Os profissionais participantes do curso serão capacitados também no funcionamento e uso do traje antichoque não pneumático. Os trajes são utilizados para garantir a continuidade do fluxo sanguíneo em órgãos vitais da paciente com hemorragia, como o cérebro, coração e pulmão, até que ela seja transferida para um local que possa prestar a assistência necessária ou para que sejam adotadas outras medidas na própria unidade de saúde em que ela estiver. O traje faz a compressão da pelve e de membros inferiores do corpo.

A Secretaria da Saúde já realizou quatro oficinas de Manejo Obstétrico da Hemorragia – três para capacitação de profissionais das macrorregiões de Saúde de Fortaleza e uma no Sertão Central. Na oficina são abordados temas como manejo ativo do terceiro período do trabalho de parto, manejo da hemorragia pós-parto, código vermelho obstétrico, manejo da mulher em situação de “near miss” (quase perda) com hemorragia obstétrica. A finalidade é estruturar o processo de qualificação e atenção às situações de morbimortalidade em mulheres com hemorragia pós-parto, principalmente em áreas remotas e de pouco acesso às tecnologias de cuidado.

Junto com a hipertensão, a hemorragia figurou como principal causa de morte materna no Ceará em 2016, de acordo com o último boletim de mortalidade materna, divulgado no ano passado. Do total de 44 óbitos maternos por causas obstétricas diretas registrados naquele ano, entre aborto, complicação no parto, embolia, hipertensão, inércia uterina, infecções puerperal, 18,2% foram por hemorragia. O Projeto Zero Morte Materna por Hemorragias é uma iniciativa da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com o Ministério da Saúde, para a redução da morbidade e mortalidade maternal.