Segundo Curso de Sensibilização do Método Canguru é realizado no HGF

25 de junho de 2018 - 11:05 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGF - Débora Morais

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública de saúde do Governo do Ceará, iniciará nesta terça-feira, 26, o segundo Curso de Sensibilização do Método Canguru, do Ministério da Saúde. O curso ocorrerá até a quarta-feira, 28, das 7 às 17h30 horas, e tem o objetivo de melhorar a assistência ao recém-nascido de baixo peso, com foco no desenvolvimento neuropsicomotor.

Não se pode falar em cuidado neonatal, sem falar do Método Canguru, por isso, a atuação dos profissionais de saúde capacitados no cuidado com a criança é de grande importância em todo o processo de gestação. Ao todo, 30 profissionais de nível médio e superior da área da saúde que atuam como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais serão capacitados para atuar no projeto.

A pediatra Dilma Veras, responsável pelo projeto no HGF, explica que o curso inicia um processo que deve ser continuado, para multiplicar a proposta com a equipe multidisciplinar atuante na unidade de neonatologia. “O Método Canguru é continuado. A qualificação deve ser permanente, por isso a realização dos cursos e oficinas para todos os profissionais que atuam diretamente ligados à saúde das mães e dos recém-nascidos. Isso faz com que a equipe se sensibilize e vivencie a realidade das mães”, ressalta a especialista.

Durante os três dias serão abordados os cuidados durante a gestação de risco, o estímulo ao aleitamento materno como forma de fortalecer o vínculo mãe-bebê e o tratamento humanizado ao recém nascido, sob perspectiva de melhorar a visão de neuroproteção no atendimento ao bebê e a família, para que a criança tenha um tratamento mais humanizado e possa se desenvolver em um ambiente menos hostil.

Esta edição do Curso do Método Canguru faz parte também das ações da Estratégia QualiNEO, um plano de ações pensado para o HGF, para o fortalecimento de políticas públicas direcionadas ao cuidado do recém-nascido de baixo peso. São em trabalhos como esses que o método é revisto e permite aos envolvidos um constante contato com a teoria e atualização de rotinas.

alt
Quem ganha com essas ações de atualizações de técnicas são os pacientes que diariamente percebem os cuidados da equipe do HGF. Quem afirma é Luiza Adelânia Alves, mãe das gêmeas Amanda e Laura Alves, de apenas 29 dias. As irmãs nasceram abaixo do peso e por isso permanecem juntas ao corpo da mãe, a maior parte do tempo, acompanhadas pela equipe do Canguru.

“No início da gestação eu já sabia que uma das meninas estava muito abaixo do peso, por isso a nossa permanência juntas é de extrema importância para que eu possa estimular o aleitamento materno e consiga amamentá-las exclusivamente com o meu leite para o ganho de peso. Mesmo eu já sendo mãe, estou aprendendo coisas novas e a ter um cuidado maior”, declara.

QualiNEO

A Estratégia QualiNEO foi criada pelo Ministério da Saúde para reduzir as taxas de mortalidade neonatal (até 28 dias de vida) e qualificar a atenção ao recém-nascido nas maternidades. O Ministério elegeu nove estados prioritários do Norte e do Nordeste, com taxa de mortalidade infantil acima de 11 por mil nascidos vivos. O Ceará, com taxa de 10,1 por mil nascidos vivos, faz parte do grupo de estados por ser centro de referência da Rede Cegonha. O Ministério da Saúde prevê concluir a qualificação das maternidades prioritárias na estratégia do QualiNEO até o próximo ano. Por meio do monitoramento de indicadores assistenciais, os serviços que apresentarem melhoria da atenção neonatal receberão um selo de certificação que os tornará aptos a matriciar a qualificação em outros estabelecimentos. No HGF, a equipe é formada por apoiadores multiprofissionais que atuam na neonatologia, realizando reuniões e trabalhos com metas estabelecidas.

Neonatologia

O serviço de neonatologia do HGF tem 18 leitos de alto e 16 de médio risco e uma unidade Mãe Canguru. Atualmente, 45 recém-nascidos estão internados na UTI Neonatal do HGF. São bebês prematuros, com malformações ou doenças graves que necessitam de cuidados médicos especiais. Na unidade, as mães têm acesso a uma sala de ordenha que funciona 24 horas, com uma profissional de enfermagem exclusiva para acompanhá-las e orientá-las na realização da ordenha mamária, onde coletam leite materno destinado para o consumo do filho internado e/ou para doação.

Hospital terciário, de alta complexidade, o HGF é reconhecido pelo Ministério da Saúde como Hospital Amigo da Criança. Investe em importantes ações como o Projeto Nascer, que objetiva o acolhimento, aconselhamento, a realização do teste rápido para HIV e o manejo clínico de parturientes HIV positivo e crianças expostas, fornecendo AZT, inibidores de lactação e fórmula láctea para os filhos.