Telessaúde transmite web palestra sobre controle de arboviroses

5 de junho de 2018 - 15:46 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel - Assessoria de Comunicação da Sesa | (85) 3101.5221 / 3101.5220

Mesmo com baixas incidências de dengue, chikungunya e zika em 2018, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) orienta sobre a importância de a população e gestores manterem-se em alerta na prevenção e no controle de focos do mosquito Aedes aegypti. “A gente não pode descansar, tem que continuar com as ações”, enfatiza a bióloga Richristi Gonçalves, técnica do Núcleo de Controle de Vetores da Sesa, que ministrará webpalestra nesta quinta-feira, 7 de junho, com o tema “Controle das Arboviroses”. A palestra será transmitida para todo o Estado através do Núcleo de Telessaúde da Sesa, a partir das 9 horas, clique aqui.

Este ano, até 28 de maio, o Ceará confirmou 1.521 casos de dengue, com nove óbitos, 778 casos de chikungunya e 22 casos de zika. Em relação a 2017, houve redução das notificações, confirmações e incidências dos três agravos. Em 2018, 183 dos 184 municípios cearenses realizaram o primeiro Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti – LIRAa/LIA. Apresentaram alta infestação do Aedes aegypti 19 municípios, média infestação 64 municípios e índice de infestação satisfatório 100 municípios.

De acordo com a técnica do Nuvet, é fundamental lembrar sobre a necessidade de manutenção e intensificação das medidas de vigilância, prevenção e controle das arboviroses, além do monitoramento das notificações dos casos suspeitos, desde a unidade de saúde até as equipes de vigilância municipal e estadual. “O primeiro ciclo foi muito bom, melhor do que o segundo. A gente vai chamar a atenção dos municípios para não pararem com o trabalho”, ressalta Richristi.

Boletim epidemiológico

O boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Ceará é uma das ferramentas de monitoramento dos dados de arboviroses no estado. Alerta gestores, diretores de unidades de saúde públicas e privadas, equipes de vigilância e demais profissionais de saúde para que se mantenham sensíveis à ocorrência e notificação de todos os casos suspeitos de dengue, chikungunya e zika, destacando a importância de permanecerem vigilantes durante o ano inteiro devido à endemicidade dessas doenças no Estado. O mais recente boletim epidemiológico das arboviroses foi publicado na sexta-feira, 1º de junho, no site da Sesa.

Telessaúde

A transmissão de palestras e cursos é feita através do Telessaúde, que permite a preparação e atualização de profissionais à distância, com uso de tecnologias de informação e comunicação. Pela web conferência, por meio de som e imagens, os palestrantes se comunicam com profissionais de saúde dos municípios de diferentes regiões do estado. Além da exposição do palestrante, há interação entre os participantes por meio de perguntas e respostas.

Para participar da webpalestra, basta clicar no link https://extranet.saude.ce.gov.br/telessaude.

Mais informações com o Núcleo de Telessaúde do Ceará: (85) 3219-5873 / telessaude.nuapce@gmail.com