Hospital de Messejana inscreve para Programa de Controle do Tabagismo
25 de maio de 2018 - 11:04
Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana - Jessica Fortes
Fotos: Ascom/HM
Para quem quer parar de fumar e não sabe como, nesta segunda-feira, 28, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart (HM), do Governo do Ceará, estará com as inscrições abertas para o Programa de Controle do Tabagismo do HM. Serão disponibilizadas 100 vagas. Os interessados devem apresentar RG, CPF e comprovante de endereço. As inscrições serão a partir das 8 horas até o preenchimento das vagas.
A manicure Francisca Gomes, 62, parou de fumar há cinco anos. Depois de 30 anos fumando, ela conseguiu abandonar o cigarro um ano depois que iniciou o tratamento no Hospital de Messejana. O acompanhamento com os profissionais especializados do Programa de Controle do Tabagismo não só ajudou Francisca, como motivou a manicure a incentivar outras pessoas a abandonarem o vício.
“Fumava muito e sabia que não ia conseguir parar sozinha, então procurei ajuda aqui no Hospital de Messejana. Se não fosse esse grupo, a equipe de médicos que acompanha a gente neste processo, eu não teria conseguido largar o vício. Eles fazem um excelente trabalho. Entrei desacreditada, mas tive minha autoestima resgatada, tive forças para continuar o tratamento. Hoje eu consigo ajudar outras pessoas a largar o cigarro”, comemora.
Anualmente, Francisca reúne a equipe que lhe acompanhou para comemorar a vitória que é manter-se longe do cigarro. Ela traz bolo, salgadinhos, refrigerante, lembrancinhas e claro, seu depoimento e apoio a quem está tentando abandonar o vício. “Foi a melhor coisa que fiz na vida, minha felicidade em largar o cigarro é tão grande, que todos os anos eu organizo essa festa e dou meu testemunho para os pacientes do Programa de Controle do Tabagismo, aqui do HM”, fala.
Dia Mundial Sem Tabaco
Além das inscrições, o Hospital de Messejana realizará também diferentes atividades na segunda-feira, 28, no Bosque dos Eucaliptos, das 8 às 12 horas. Será uma programação comemorativa ao Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado oficialmente em 31 de maio. O evento é gratuito e aberto ao público.
Programa de Controle do Tabagismo
Formado por uma equipe de profissionais especializados como médicos, enfermeiras, psicólogos e assistente social, o programa já atendeu cerca de três mil pacientes. Uma vez inscrito, o paciente passa por uma triagem médica, na qual são colhidas informações pessoais relativas ao estado psicológico e quanto à motivação para deixar o cigarro. Exames importantes são realizados para revelar como está a saúde do paciente e seu grau de dependência nicotínica.
Após a avaliação inicial, o paciente passa a fazer parte do grupo de apoio, no qual é realizado o tratamento padrão, baseado na abordagem cognitivo-comportamental, uso de antidepressivos e terapia de reposição nicotínica. Além do acompanhamento profissional, é fundamental a adoção de hábitos saudáveis, como a prática de esportes e a educação alimentar, para o sucesso do tratamento.
O sucesso terapêutico do tratamento é elevado, com taxa de abstinência tabágica de 48% em pelo menos um ano. O Programa de Controle do Tabagismo do Hospital de Messejana iniciou as atividades em 2002, sendo o primeiro tratamento público com distribuição gratuita de medicação para aliviar os sintomas de abstinência.
Serviço:
Inscrições do Programa de Controle do Tabagismo
Dia: 28 de maio (segunda-feira)
Horário: 8 às 12h
Local: Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes
Mais informações: Programa de Controle do Tabagismo, (85) 3101-4062.