HGF celebra 49 anos com três dias de programação

18 de maio de 2018 - 16:13 # # #

Assessoria de Comunicação do HGF - Débora Morais / (85) 3101.7086 / debora.morais@hgf.ce.gov.br

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública do Governo do Ceará, inicia nesta segunda-feira, 21, a 49ª Reunião Anual, que ocorrerá no auditório principal, às 8h30. Até quarta-feira, 23, profissionais de sáude participarão do encontro comemorativo aos 49 anos do HGF. O tema deste ano é “Quem ama cuidar do outro, cuida primeiro de si”. A abertura da programação terá apresentação da orquestra da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e cerimônia ecumênica para servidores, colaboradores, pacientes e acompanhantes.

Na terça-feira, 22, os profissionais participarão de conferência magna com a coordenadora de gestão de pessoas da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado (Seplag), Silvana Dourado, que falará sobre “Promoção da saúde e qualidade de vida nas organizações da saúde”. A programação da 49ª Reunião Anual terá minicursos, palestras, mesas redondas, homenagens aos funcionários aposentados do HGF e sessão de cinema com debate, no qual especialistas discutirão sobre o trabalho da equipe de saúde representada no filme. Haverá também serviços de odontologia; expedição de documentos, através do Balcão Cidadão, e cadastro de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência, com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

O HGF

O Hospital Geral de Fortaleza foi inaugurado em 23 de maio de 1969, como unidade pertencente ao extinto Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência e Social (Inamps), idealizado para ser Centro de Referência para a região Norte e Nordeste no tocante à assistência de alta complexidade. Desde o ano de 1990, quando de sua estadualização, o hospital passou a integrar o Sistema Único de Saúde (SUS), na rede da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), órgão do Poder Executivo.

Atualmente, o HGF é o maior hospital público da rede estadual, referência em procedimentos de alta complexidade, realizando transplantes, neurocirurgias, e prestando assistência em Acidente Vascular Cerebral (AVC) e outras patologias neurológicas, ortopedia, obstetrícia de alto risco, tratamentos clínicos especializados dentre outros. Integra a rede de Hospitais Sentinelas, Hospital Amigo da Criança, Rede Cegonha e o Programa SOS Emergência, do Ministério da Saúde. É referência em 33 especialidades e 64 subespecialidades e conta com 528 leitos.

Tem sido marcante o desenvolvimento das tecnologias de saúde adotadas pelo hospital, proporcionando uma melhor qualidade às práticas do cuidado. Atualmente, há 4.542 trabalhadores em diversas áreas da saúde, administrativas, técnicas e de apoio, que fazem do HGF referência em atendimento de alta complexidade para a população do Ceará e também de outros estados do país.

São esses profissionais que continuam diariamente a contar a história do hospital que, há 49 anos, existe para cuidar, salvar vidas, melhorar qualidade de vida dos pacientes. Anualmente, o HGF realiza a méida de 301 mil consultas, 38 mil atendimentos na emergência e 1,8 milhão de exames laboratoriais e de imagens.

Serviço
49ª Reunião Anual do HGF
Local: Auditório principal do Hospital Geral de Fortaleza
Endereço: Rua Riachuelo, 900 – Papicu
Data: 21, 22 e 23 de maio
Horário: 8h às 17h

Mais informações: Seção de Ensino, Aperfeiçoamento e Pesquisa do HGF, (85) 3101-3183.