Regiões de Saúde realizam monitoramento de indicadores de vigilância

16 de maio de 2018 - 15:49 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa - Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel/ (85) 3101.5221 / 3101.5220

alt

As cinco Macrorregiões de Saúde do Ceará concluem nesta quarta-feira, 16 de maio, a 1ª Etapa do Monitoramento do Painel de Indicadores Estratégicos de Vigilância em Saúde 2018. Representantes dos 184 municípios e das 22 Regiões de Saúde iniciaram o monitoramento na terça-feira, dia 15, em Maracanaú (Macro Fortaleza), Sobral (Macro Sobral), Crato (Macro Cariri), Russas (Macro Litoral Leste) e Quixadá (Macro Sertão Central) para avaliar a situação de saúde da população cearense por meio de indicadores estratégicos pactuados em diversas esferas.

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará, responsável pelas ações de vigilância em saúde do Estado, iniciou no ano de 2015 o processo de construção de um painel de indicadores estratégicos, com o principal objetivo de consolidar a rotina de monitoramento e avaliação entre as equipes de vigilância em saúde do Estado, regiões e municípios. Composto por 44 indicadores selecionados por meio de construção coletiva com as respectivas áreas técnicas, o painel contempla informações acerca da vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, vigilância ambiental, informação e análise em saúde, imunizações e controle de vetores.

Para a construção do painel de indicadores, inicialmente levou-se em consideração as pactuações oficiais, como o Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde – PQAVS e o Contrato Organizativo de Ação Pública – COAP. No entanto, os indicadores do painel foram selecionados levando em consideração critérios como representatividade, oportunidade e reprodutibilidade nos âmbitos regional e municipal. A periodicidade estabelecida para o monitoramento dos indicadores foi quadrimestral, pois esse intervalo permitiria uma avaliação da execução de ações desenvolvidas, ao mesmo tempo em que possibilita a intervenção oportuna diante dos problemas identificados.

Para garantir a descentralização e autonomia das equipes no monitoramento e avaliação dos indicadores de sua região ou município, foi elaborado um manual instrutivo claro e didático contendo fichas de qualificação com forma de cálculo e passo a passo, que orientam a retirada de dados dos sistemas de informação em saúde necessários a cada um dos indicadores. O monitoramento descentralizado coloca os municípios no centro das análises e discussões, para a construção da melhor estratégia de melhoria dos indicadores e, consequentemente, da saúde da população.

alt

Desde 2016 são realizadas reuniões periódicas de monitoramento dos indicadores com coordenadores e técnicos regionais e outras áreas afins. Esses encontros permitem a análise da situação de saúde e o realinhamento das estratégias de ação nos âmbitos estadual, regional e municipal. Neste ano, o monitoramento dos indicadores, antes centralizado em reuniões em Fortaleza com os coordenadores das regiões de saúde, passa a ser descentralizado e ocorre simultaneamente em municípios das cinco macrorregiões de saúde do Estado, contando com a presença das autoridades municipais e regionais de saúde.

O Painel de Indicadores Estratégicos está em seu terceiro ano de execução e é um marco para as ações descentralizadas de vigilância em saúde no Ceará. O monitoramento e avaliação de indicadores, como parte dos processos de trabalho da vigilância em saúde, representam um importante instrumento de análise da execução das ações à luz dos resultados alcançados e do cumprimento de metas, subsidiando assim, a tomada de decisões e planejamento de ações por gestores e profissionais de saúde.