Sesa e consórcio de saúde de Sobral realizam pactuação para cirurgias de média complexidade

11 de maio de 2018 - 16:49 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa - Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel / (85) 3101.5221 / 3101.5220

Nesta quinta-feira, 10, o secretário da saúde do Estado, Henrique Javi, participou de uma reunião em Sobral, no norte do Ceará, para firmar um compromisso entre o Estado com a Secretaria de Saúde de Sobral e com Consórcio Público de Saúde da microrregião de Sobral (24 municípios). O objetivo da pactuação é diminuir a fila de cirurgias eletivas de média complexidade. “É um consórcio inédito no Norte-Nordeste que está fazendo essa atividade. Além de operacionalizar às policlínicas e CEOs (Centro de Especialidades Odontológicas), agora também vai fazer cirurgias eletivas de média complexidade”, destacou o secretário. A previsão é que 456 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sobral e nos demais 23 municípios sejam beneficiados pela iniciativa.

O primeiro resultado desse acordo entre a saúde do Estado e o Consórcio de Saúde/Prefeitura de Sobral permitirá a realização de cirurgias cardíacas no Hospital do Coração. Dona Rosa Cunha, a primeira beneficiada pelo programa, esperava pela cirurgia há sete meses. Ela foi submetida a uma revascularização do miocárdio (ponte de safena), indicada em situações onde existem obstruções (entupimentos) importantes nas artérias do coração. Momentos antes da cirurgia, se mostrava confiante. Além da cirurgia cardíaca, foram realizados outros três procedimentos de catarata, na clínica Dr. José Nilson.

O diretor-técnico do Hospital do Coração de Sobral, Joaquim David Carneiro Neto, ressaltou a importância dessa iniciativa. “Foi de extrema importância a presença do secretário da saúde porque nós estamos celebrando aqui hoje a primeira cirurgia dos consórcios da microrregião. Tem um marco histórico porque facilitará com que nós possamos fazer com que os pacientes não esperem mais por longos períodos e possam ter uma vida normal mais rapidamente”, disse.

Na semana que vem esses estabelecimentos passarão a fazer outras intervenções cirúrgicas, de casos que são mais complexos. “O governador Camilo Santana garantiu toda a estrutura de contratualização para que a gente pudesse expandir e dessa maneira chegar ao grande objetivo de que é reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas no Ceará”, finalizou o secretário Henrique Javi.  “Também teremos cirurgias oftalmológicas em uma clínica de olhos da cidade, e cirurgias de várias especialidades no Hospital Regional Norte”, complementou o secretário da Saúde do Estado.