Região de Saúde de Sobral realizará fórum de gestão do trabalho

2 de maio de 2018 - 13:31 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa - Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel - (85) 3101.5221 / 3101.5220

Estão abertas as inscrições para o Fórum Regional de Gestão do Trabalho em Saúde da 11ª Região de Saúde, que a Secretaria da Saúde do Ceará realizará na quarta-feira, 9 de maio, no Centro de Eventos de Sobral, das 9 às 17 horas. O fórum, que reúne gestores e trabalhadores da saúde, é ação integrante do projeto “Apoio à Implementação de Mesas Regionais de Negociação Permanente do SUS como Estratégia de Fortalecimento da Gestão do Trabalho no SUS”, que teve inicio em 2017. A inscrição para o evento devem ser feitas por meio de formulário eletrônico, clique aqui.

A Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS (MENPSUS-CE), instância paritária que reúne gestores e trabalhadores para negociar as reivindicações e conflitos nas relações de trabalho, pactuou em 2013 a criação do grupo de trabalho intitulado “GT Regionalização de Mesas de Negociação Permanente do SUS”, que foi institucionalizado pela Secretaria da Saúde do Ceará. O GT funcionou pelo período de um ano e teve como principal produto a construção do documento “Diretrizes para implantação de Mesas Regionais de Negociação Permanente do SUS”.

A experiência foi submetida ao concurso “Prêmio Inova SUS 2015 – Gestão do Trabalho em Saúde”, iniciativa do Ministério da Saúde que objetiva identificar, reconhecer, valorizar e incentivar projetos e experiências inovadoras em Gestão do Trabalho em Saúde no âmbito do SUS. Com a conquista da quarta colocação no país, a experiência deu origem ao projeto que a Coordenadoria de Gestão do Trabalho em Saúde (CGTES/ Sesa) começa a implementar em cinco regiões de Saúde.

O projeto objetiva contribuir para a democratização das relações de trabalho por intermédio do fortalecimento e ampliação dos espaços de negociação e do diálogo nas regiões de saúde de Crato, Icó, Aracati, Sobral e Itapipoca, contribuindo para o aprimoramento da política pública de saúde. As condições de trabalho e o processo de gestão do trabalho, objeto da atuação das mesas permanentes de negociação do SUS, são reconhecidamente aspectos essenciais da melhoria do atendimento à população e cumprimento das metas de humanização e acesso do SUS.

Serão desenvolvidas ações nas regiões de saúde de Sobral e Itapipoca, conforme cronograma abaixo:

9 de maio de 2018 – Sobral
Fórum Regional de Gestão do Trabalho em Saúde – 11a. Região de Saúde de Sobral
Local: Centro de Eventos de Sobral
Av. Dr. Arimatéia Monte e Silva, 300 – Campo dos Velhos, Sobral – CE

10 de maio de 2018 – Itapipoca
Fórum Regional de Gestão do Trabalho em Saúde – 6a. Região de Saúde de Itapipoca
Local: Itapipoca-CE

4 a 7 de junho de 2018 – Sobral
Atividade conjunta: Curso de Negociação Coletiva e Gestão do Trabalho no SUS  e Oficina de implantação da Mesa Regional de Negociação Permanente do SUS – 11a. Região de Saúde de Sobral
Local: Sobral-CE

12 a 15 de junho de 2018 – Itapipoca